Análise Tática Flamengo 7 x 1 Tolima: Partida espetacular em todos os quesitos

Mais Querido teve atuação histórica e fez grande goleada, garantindo a classificação para as quartas de final da Libertadores

(Foto: Reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo fez uma goleada histórica em cima do Tolima. As duas equipes se enfrentaram quarta-feira (06/07), às 21h30, no Maracanã, pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores. Dorival Júnior fez algumas mudanças no time titular, como a entrada de Pedro. Deu mais do que certo. O Mais Querido teve uma atuação espetacular em vários quesitos e venceu por 7 a 1.

Para a partida, o rubro-negro não teve à disposição o atacante Bruno Henrique, além de Rodrigo Caio ter começado no banco por conta da recuperação da lesão. Dorival Júnior, por sua vez, fez mudanças no time titular, tanto em termos de jogadores, como de estrutura tática. A equipe saiu do 4-3-3 e passou a atuar em um 4-3-1-2, mais precisamente em um 4-1-2-1-2.

Dessa forma, a primeira linha ficou com Rodinei na lateral-direita, sempre com liberdade para avançar, tendo David Luiz e Léo Pereira na zaga e Filipe Luís na lateral-esquerda, atuando mais recuado. Já no meio de campo, o time fez uma espécie de losango. Thiago Maia ficou de primeiro volante, dando sustentação defensiva e auxiliando a saída de bola. Na frente dele, Everton Ribeiro ficou por dentro pela direita e João Gomes à esquerda.

Já Arrascaeta teve uma mudança no posicionamento. O uruguaio vinha atuando mais aberto pela esquerda, tendo liberdade para centralizar. Já contra o Tolima, o meia ficou centralizado, como um “camisa 10”, na ponta do losango, bem próximo da dupla de atacantes. Na frente, Gabigol teve mais liberdade de se movimentar, principalmente pela direita, enquanto Pedro foi a referência, de pivô. O time, claro, sempre se movimentando.

Deu certo. O Tolima até esboçou uma pressão. Mas, logo aos 4, o Flamengo freou. Gabigol perdeu a posse, mas pressionou em sequência e recuperou a bola, deixando para Thiago Maia, próximo do círculo central. O jogador acionou Everton Ribeiro, centralizado, na intermediária, que tocou para Pedro, na mesma faixa, mais à esquerda. O centroavante abriu para Arrascaeta, na quina da área pela direita, e fez o facão para área. O uruguaio, então, deu lindo passe e o camisa 21 marcou.

O gol foi uma ducha de água fria no Tolima, que sentiu demais. O Flamengo, por sua vez, aproveitou. O time jogou de forma intensa, pressionando o adversário em cada posse, roubando muitas bolas no campo ofensivo. Aos 19, veio o segundo gol. João Gomes tentou lançar Gabigol, a zaga adversária cortou, mas ficou com Everton Ribeiro, pela direita, que passou para Arrascaeta no meio.

O uruguaio passou para Pedro, que correu da esquerda para a meia lua. O centroavante deu de calcanhar para Gabi, entrando na área pela esquerda. O camisa 9 ficou de frente para o gol, mas parou em grande defesa do goleiro. No rebote, entretanto, o zagueiro acabou marcando contra. Com o 2 a 0 no placar, o Flamengo controlou bem o jogo, continuando pressionando, mordendo o adversário e criando chances.

Segundo tempo

A equipe voltou sem alterações para a segunda etapa e continuou com a mesma “fome”. Logo no primeiro minuto, o Flamengo fez o terceiro, em jogada ensaiada de bola parada. David Luiz correu para a segunda trave e recebeu batida na medida de Arrascaeta. O zagueiro cabeceou para o meio, na direção de Pedro, que botou para dentro. Já aos 10, Thiago Maia roubou bola na frente e abriu para Gabigol na direita. O jogador conduziu, Arrascaeta abriu puxando a marcação, e o camisa 9 colocado, ampliando.

Com 4 a 0 no placar, Dorival Júnior fez duas substituições. Tirou Everton Ribeiro e Thiago Maia, para colocar Victor Hugo e Willian Arão. A formação continuou a mesma. O camisa 5 fez a função de primeiro volante, enquanto o jovem atuou como o segundo homem de meio, pela esquerda. Assim, João Gomes inverteu de lado, indo para a direita. Mas, aos 17, após saída de bola errada com Arão, o Tolima teve escanteio e descontou.

Não demorou para o Flamengo fazer o quinto gol. Aos 21, após recuperar outra bola na frente, Gabigol recebeu bola aberto na direita e foi cortando para dentro. O centroavante recebeu na meia-lua e viu a infiltração de Rodinei, por dentro, mais à direita. O camisa 21 deu belo passe para o lateral, que dominou, driblou a marcação e cruzou na segunda trave, na medida, de volta para Pedro marcar de cabeça.

Aos 25, Dorival fez as últimas três alterações, mantendo o esquema tático. Rodrigo Caio entrou na vaga de Léo Pereira, Ayrton Lucas entrou no de Filipe Luís e Matheus França no de Arrascaeta. A mudança fez efeito imediato. Após sair jogando, João Gomes acionou Matheus França na intermediária, que passou para Pedro e infiltrou em velocidade. O centroavante, então, deu um lançamento espetacular para o jovem, que ficou na cara do goleiro e marcou.

Já aos 33, Gabigol recebeu novamente pela direita, cortou para dentro e novamente finalizou de fora da área, mirando o ângulo. O goleiro adversário fez grande defesa, mas Pedro estava atento e aproveitou o rebote, dando números finais ao jogo e confirmando a goleada histórica de 7 a 1.

A partida, então, foi espetacular do Flamengo. O time mostrou repertório tático e teve ótimas atuações individuais. Mas, o mais importante, foi o quesito coletivo. Equipe jogou com vontade, marcando forte, mordendo no campo ofensivo e buscando sempre o gol, de forma insaciável. Se continuar com essa “fome”, tem tudo para fazer mais grandes jogos na temporada.