Análise Tática Flamengo 4 x 0 Santos: Tem reservas pedindo passagem

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo goleou o Santos por 4 a 0, na Vila Belmiro, no sábado (28/08), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido fez outra grande partida e o confronto foi ótimo para dar uma “dor de cabeça boa” para Renato Gaúcho. Isso porque, alguns reservas entraram muito bem de novo e já estão pedindo passagem no time titular.

A equipe entrou em campo mais uma vez no 4-2-3-1. Sem Bruno Henrique, Michael foi o titular na ala-esquerda, mantendo a estrutura do time. A formação as vezes alternava para um 3-3-3-1, com Arão recuando entre os zagueiros para auxiliar na saída de bola e os laterais avançando para a mesma linha de Diego. Na frente, sempre muita movimentação dos jogadores, com inversões de posição, e marcando a saída de bola adversária.

Foi assim que o Flamengo jogou em quase toda a partida e teve grande atuação. O Mais Querido foi melhor na primeira etapa, mas não conseguiu converter a superioridade em gols. O Santos, por sua vez, não criou muitas jogadas, mas conseguiu achar alguns espaços no meio, em que Pirani conduziu com liberdade e finalizou de fora da área, com perigo.

O motivo desse espaço é que Diego não está conseguindo acompanhar o ritmo na posição de segundo volante. O camisa 10, de 36 anos, ainda consegue ajudar muito a equipe e teve uma boa atuação com a bola nos pés, dando até um belo cruzamento para Gabigol na principal chance do Flamengo na primeira etapa. O problema é a recomposição. Muito pela idade, o meia acaba deixando espaços importantes na defesa.

O primeiro gol do Flamengo sai logo no começo da segunda etapa. Sempre se movimentando, na jogada Gabigol e Michael inverteram de posição. O centroavante conduziu pela esquerda e cruzou rasteiro para o pronta no meio da área, que driblou o zagueiro e foi derrubado, sofrendo o pênalti. O camisa 9 bateu com força, no canto, sem chances para o goleiro.

Então, vem as primeiras boas “dores de cabeça” de Renato. Isso porque, aos 18 da segunda etapa, o treinador tirou Diego e Isla, para colocar Thiago Maia e Matheuzinho. Deu muito certo. Diferente do camisa 10, Maia é um volante de origem. Ou seja, além de ser mais novo, tendo mais fôlego para a recomposição, ele tem o extinto de marcação superior. Matheuzinho também teve, mais uma vez, uma atuação melhor que Isla, tanto na defesa como no ataque, e com isso o time melhorou após as substituições.

O impacto das mudanças foi visto rapidamente no placar. Apenas 8 minutos depois da entrada, Matheuzinho começou contra-ataque, passou para Arrascaeta, que encontrou Thiago Maia. O volante conduziu pelo meio e deu linda enfiada de bola rasteira para Michael entrar na velocidade pela esquerda. Foi a vez, então, do ponta servir Gabigol dentro da área, pelo meio, que apenas empurrou para o fundo das redes.

O time rubro-negro passou a controlar o jogo. Matheuzunho participou ativamente da partida e, aos 29, recebeu belo passe de Arrascaeta dentro da área e cruzou rasteiro, na medida para Gabigol, na pequena área, que chutou em cima do goleiro, perdendo grande chance. Três minutos depois, o lateral recebeu na entrada da área, cortou para a esquerda e bateu no gol. João Paulo espalmou para o meio da área, no pé do camisa 9, que ampliou.

Thiago Maia teve uma atuação de gala, acertando 100% doa passes que tentou e sólido na defesa. Para aumentar a “dor de cabeça” de Renato, o treinador colocou Andreas Pereira aos 38, que marcou um gol no primeiro toque dele na bola, aproveitando falha da defesa adversária. Vale destacar que meia entrou na vaga de Arrascaeta, mas pode jogar de 2° volante.

A partida, então, foi mais uma de ótimas atuação do Flamengo de Renato Gaúcho. O treinador, agora, terá 12 dias para preparar a equipe para o próximo confronto, contra o Palmeiras, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, já que o jogo contra o Atlético-GO foi adiado. Assim, o técnico vai ter bastante tempo para pensar qual o time titular ideal, pois tem alguns reservas pedindo passagem.