Análise Tática Flamengo 2 x 2 Resende: Boa atuação coletiva, mas faltou capricho individual

Mais Querido poderia ter feito até uma goleada, se tivesse aproveitado melhor as chances criadas

Análise Tática Flamengo 2 x 2 Resende: Boa atuação coletiva, mas faltou capricho individual

O Flamengo empatou com o Resende por 2 a 2, neste domingo (27/02), no Nilton Santos, pela 9a rodada da Taça Guanabara. Embora o resultado tenha sido ruim, o Mais Querido teve uma boa atuação coletiva. A equipe criou várias chances de gol e só não saiu com a vitória pois faltou capricho, tanto nas finalizações, como na defesa, já que os dois sofridos foram por erros individuais.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Paulo Sousa, mais uma vez, aproveitou o Estadual para fazer testes e, assim, alterou o time titular. A estrutura, entretanto, permaneceu a mesma, com o time em uma espécie de 3-4-2-1. A primeira linha foi formada por Fabrício Bruno na direita, Léo Pereira central e Filipe Luís na esquerda. Rodinei fez a ala-direita e Everton Ribeiro a esquerda, com João Gomes e Andreas Pereira por dentro.

No setor ofensivo, Pedro ficou como o jogador mais avançado, de referência, dando profundidade. Atrás dele, Gabigol e Bruno Henrique ficaram por dentro, com o camisa 9 mais à direita e BH à esquerda. O trio se movimentava bastante, com Pedro muitas vezes puxando a marcação e criando espaços para os outros dois infiltrarem.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

A estratégia deu certo. Com o trio participando ativamente, além dos alas e os volantes aparecendo bem Flamengo, o Flamengo finalizou 17 vezes na primeira etapa e criou diversas chances caríssimas de gol. O Mais Querido só não marcou porque não caprichou nas finalizações, além de ter dado azar em alguns lances, como nas duas bolas na trave.

Porém, a reta final da primeira etapa, Diego Alves, que recebeu a oportunidade no time titular, falhou feio e o Resende marcou. Com o Flamengo atrás no placar, Paulo Sousa, então, optou por fazer três substituições. Tirou Léo Pereira, João Gomes e Pedro, para colocar David Luiz, Willian Arão e Arrascaeta.

A estrutura permaneceu a mesma, no 3-4-2-1. David Luiz ficou de zagueiro central na vaga de Léo Pereira e Arão de volante no lugar de João Gomes. Já Arrascaeta entrou no setor ofensivo, por dentro mais à direita, adiantando Gabigol para referência, mas sempre com o trio se movimentando e alternando de posição.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Entretanto, o time caiu de rendimento após as mudanças. A equipe diminuiu um pouco a intensidade e criou menos chances. Ainda assim, as oportunidades surgiram, principalmente com Arrasca. O uruguaio criou chances tanto caindo pela direita, como pela esquerda. Rodinei participava bastante do setor ofensivo e o próprio Willian Arão apareceu na área em alguns momentos.

Para dar mais energia à equipe, Paulo Sousa colocou Vitinho na ala-esquerda, no lugar de Everton Ribeiro, aos 23. A equipe até teve chance de marcar e não converteu. Então, após uma bola longa, Diego Alves saiu muito mal do gol e o Resende fez 2 a 0 com Jefinho, aos 37 do segundo tempo.

Aos 41, Paulo Sousa fez a última mudança. Tirou Filipe Luís e colocou Lázaro. Com o Resende inteiro atrás, o Flamengo ficou em uma espécie de 2-4-3-1. Fabrício Bruno e David Luiz fizeram a primeira linha, com Rodinei, Arão, Andreas e Vitinho na segunda. Depois, Bruno Henrique, por dentro mais à direita, Arrascaeta centralizado e Lázaro por dentro à esquerda, com Gabigol de referência.

O impacto foi imediato. No minuto seguinte, Andreas passou para Lázaro, por dentro mais à esquerda. O jovem, que tinha acabado de entrar, conduziu, chamou a marcação e passou para Arrascaeta, centralizado, fora da área, com mais liberdade. O uruguaio dominou, virou e acertou um lindo chute de fora da área, fazendo 2 a 1.

Depois, nos acréscimos, Vitinho recebeu na ala-esquerda, passou pela marcação e cruzou de canhota na segunda trave. Arrascaeta, que fez o facão do meio para direita, arrumou de cabeça para Rodinei, dentro da área, que dominou, driblou o defensor e foi derrubado. Na cobrança do pênalti, Gabigol empatou o jogo para o Mais Querido.

O time ainda teve a chance da virada. Em contra-ataque, Arrascaeta recebeu de Andreas mais aberto pela esquerda e cruzou rasteiro para Gabigol, na entrada da área. Mas, o centroavante chutou em cima do marcador. Já no escanteio, David Luiz cabeceou e o goleiro defendeu. Partida terminou em 2 a 2.

Mesmo com o resultado ruim, a atuação coletiva foi bem boa. O time de Paulo Sousa, novamente, se mostrou muito organizado e criou diversas chances. Placar poderia ter sido até uma goleada rubro-negra, caso os jogadores tivessem caprichado um pouco mais no setor ofensivo. Esta no começo de temporada, mas o processo parece bem encaminhado.