Análise Tática Flamengo 1 x 0 Vasco: Primeiro tempo muito bom e segundo devagar

Mais Querido saiu na frente no confronto inicial da semifinal do Campeonato Carioca

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo enfrentou o Vasco nesta quarta-feira (16/03), no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca. O Mais Querido teve uma boa atuação na primeira etapa e abriu o placar com Gabigol, de pênalti. Mas, a equipe caiu de rendimento no segundo tempo, criou muito pouco e o jogo terminou apenas em 1 a 0. Ainda assim, há aspectos táticos interessantes no confronto.

Pela primeira vez, Paulo Sousa repetiu uma escalação pelo Flamengo. A equipe que entrou em campo foi a mesma que enfrentou o próprio Vasco na Taça Guanabara. A estrutura tática foi a de costume. Com a bola, o Mais Querido atuou em uma espécie de 3-4-2-1. Na primeira linha, Fabrício Bruno ficou pela direita, com David Luiz centralizado e Filipe Luís na esquerda. A dupla de volantes foi Arão e Andreas, com Matheuzinho na ala-direita.

Entretanto, mesmo repetindo a escalação pela primeira vez, Paulo Sousa conseguiu surpreender e fazer uma mudança na equipe. Ao invés de Everton Ribeiro, foi Bruno Henrique que atuou na ala-esquerda. Assim, o camisa 7 ficou no setor ofensivo, por dentro mais à direita, enquanto Arrascaeta jogou à esquerda. Já Gabigol ficou mais avançado, de referência.

O primeiro tempo foi de total dominância rubro-negra. O Flamengo teve bastante paciência com a posse, saindo jogando desde trás e rodando muito, deixando o Vasco todo recuado. Na ala-esquerda, Bruno Henrique era bem participativo, fazendo muitas triangulações com Arrascaeta e Gabigol. O próprio Everton Ribeiro, embora tenha ficado mais à direita, caiu muitas vezes por dentro e trocou bons passes com o trio.

Dessa forma, o Flamengo conseguiu criar algumas chances de perigo na primeira etapa. Em uma delas, Everton Ribeiro achou Bruno Henrique na esquerda, que deu lindo passe na diagonal para Gabigol. O camisa 9 poderia até ter passado para ER, que tinha entrado na área, mas optou pela finalização, parando no goleiro. Em outra boa triangulação, Bruno Henrique recebeu na área, mas tomou o bote na hora do passe final.

A equipe também criou com uma triangulação pela direita, com Matheuzinho, Gabigol e Everton Ribeiro. Já uma outra jogada importante, mais uma vez, era a bola longa de David Luiz. Na principal, o zagueiro deu lindo lançamento do meio de campo, encontrando Matheuzinho dentro da área, que errou o passe para Gabigol e desperdiçou.

O gol, por sua vez, foi de bola parada. Após batida de escanteio na primeira trave, o zagueiro do Vasco acabou errando a cabeçada e botando a mão na bola, fazendo pênalti. Na cobrança, Gabigol bateu como de costume e abriu o placar nos últimos minutos da primeira etapa, levando o jogo para o intervalo com vantagem.

Segundo tempo

Com dores no ombro, Bruno Henrique, que era um dos principais jogadores, foi substituído na volta do segundo tempo. No lugar dele, entrou Lázaro. A equipe, entretanto, voltou em um ritmo muito abaixo. O Vasco, por sua vez, tentava ser mais agressivo e acelerar o jogo. Já o Flamengo, sem o “escape” de BH, até saía jogando, só que não conseguia mais se impor e criar jogadas de perigo.

Paulo Sousa, então, fez duas mudanças. Tirou Matheuzinho e Andreas Pereira, para colocar Rodinei e João Gomes. Com o jovem volante, o Mais Querido voltou a controlar mais o meio de campo e ditar o ritmo da partida, não deixando o Vasco acelerar tanto. Já Rodinei entrou melhor do que o substituto.

Entretanto, a equipe ainda não conseguia criar tanto. Aos 27, Marinho entrou na vaga de Everton Ribeiro, que tinha caído de rendimento na segunda etapa. O atacante entrou mais pela direita, com liberdade para abrir e triangular com Rodinei. O jogador até participou bem da partida, porém desperdiçou uma grande chance, na principal oportunidade do Flamengo da segunda etapa.

Filipe Luís, que teve um papel ativo na partida, começou a jogada pela esquerda e passou para Arrascaeta, com espaço pela meia-esquerda. O uruguaio avançou um pouco e abriu para Lázaro na ponta. O jovem entrou pelo canto da área, encarou a marcação, cortou para dentro e tentou um passe, que desviou e sobrou limpo para Marinho. O ponta tinha feito a diagonal da direita para esquerda e finalizou na pequena área, perdendo o gol.

O treinador ainda botou Pedro na vaga de Gabigol aos 37, mas não deu muito tempo e o jogo terminou em 1 a 0. Não foi a melhor das atuações. Time foi superior ao adversário, mas, principalmente na segunda etapa, criou bem menos do que poderia. Ainda assim, conseguiu uma boa vantagem, deu para analisar alguns aspectos, como Bruno Henrique na ala, e encaminhou a classificação para decisão do Carioca.