Análise Tática Flamengo 1 x 0 Santos: Soluções interessantes para os desfalques

Mais Querido conseguiu importante vitória, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

(Foto: Reprodução/Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo venceu o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, no sábado (02/07), pela rodada 15 do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido teve muitos desfalques e ainda poupou alguns jogadores. Ainda assim, conseguiu não só uma importante vitória, como também teve uma boa atuação.

Para a partida, o Flamengo teve dez desfalques: Diego Alves, Matheus Cunha, Kauã, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio, Bruno Henrique e os volantes Willian Arão, Hoao Daniel Cabral e Matheus França. Dorival também optou por poupar David Luiz, Léo Pereira, Rodinei, Filipe Luís, Arrascaeta e Gabigol. Além disso, foi o primeiro jogo sem Andreas Pereira.

Mesmo assim, o treinador optou por manter o Flamengo no 4-3-3, com algumas soluções bem interessantes. Na primeira linha, Gustavo Henrique e Pablo formaram a dupla de zaga, com os jovens Matheuzinho e Ayrton Lucas. Thiago Maia ficou de primeiro volante, dando a sustentação, tendo na frente dele Everton Ribeiro à direita e Victor Hugo à esquerda, ambos por dentro, como volantes. Já na ponta direita ficou Marinho, com Vitinho na esquerda e Pedro de centroavante.

Dessa forma, time ficou com bastante velocidade pelos lados, com os pontas e os avanços dos laterais, que são ofensivos por característica. Já no meio, um time com bastante criatividade, pois Everton Ribeiro e Victor Hugo são armadores de origem. Pedro, por sua vez, tinha como função será referência na área, podendo prender os zagueiros e fazer o pivô.

A estratégia deu certo. O Flamengo foi bem superior ao Santos e criou diversas chances, principalmente explorando os corredores. O gol, inclusive, sai de uma jogada pelo lado. Marinho recebeu de Thiago Maia bem aberto na direita e acionou Everton Ribeiro, que entrou na área e conseguiu cruzar para Pedro, no meio, de voleio, marcar.

Foi pelo lado também outras grandes chances rubro-negras. Em uma, Matheuzinho cruzou na medida para Pedro, livre na pequena área, cabecear para fora. Na outra, após cruzamento, a bola sobrou para Victor Hugo, na entrada da área. O jovem, que teve grande atuação, acabou joga do direto para fora.

Segundo tempo

O Mais Querido voltou o mesmo para a segunda etapa. O time estava novamente controlando a partida, mas sem converter as grandes oportunidades. Aos 15, a primeira substituição. Vitinho, que estava abaixo tecnicamente, sentiu e pediu para sair. No lugar dele entrou Lázaro, também atuando na ponta esquerda.

Seis minutos depois, o Santos empatou. Em um lance isolado, Zanocelo bateu falta de longe e o goleiro rubro-negro aceitou. Dorival respondeu com três substituições. Tirou Marinho, Everton Ribeiro e Victor Hugo, cansado, para colocar Gabigol, Diego e Arrascaeta. A formação permaneceu a mesma.

Gabigol atuou mais aberto pela direita, mantendo Pedro de centroavante e Lázaro na esquerda. Já no meio, Diego ficou de segundo volante, mais à direita, e Arrascaeta um pouco mais avançado e “solto”, por dentro, à esquerda. Então, aos 28, veio o gol rubro-negro, com participação dos jogadores que entraram.

Em ataque rápido, Arrascaeta conduziu por dentro e passou para Pedro, na esquerda, dentro da área. O centroavante cortou a marcação para a canhota e bateu na saída do goleiro. João Paulo fez grande defesa, mas, no rebote, Gabigol, que estava entrando na área da direita para o meio, aproveitou e marcou.

Após o gol, o Flamengo se fechou um pouco mais. Dorival fez a última mudança aos 46, colocando David Luiz no lugar de Pedro. O Mais Querido ainda chegou a ter uma grande chance com Lázaro, em contra-ataque, que Gabigol conduziu pela direita e passou para Lázaro, que fez o facão para dentro da área. Ele bateu, mas o goleiro defendeu.

A partida, então, foi muito boa do Mais Querido, mesmo com tantos desfalques. Dorival Júnior achou soluções interessantes, como Everton Ribeiro e Victor Hugo de volantes. Time foi superior ao adversário e mereceu a vitória. Nas próximas partidas, será importante que o time melhore a pontaria nas finalizações, para não desperdiçar tantas grandes chances.