Análise Tática Flamengo 1 x 0 Corinthians: Classificação sem grandes sustos

Vitória garantiu a classificação do Flamengo para a semifinal da Libertadores

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo enfrentou o Corinthians na terça-feira (09/08), no Maracanã, pela volta das quartas de final da Libertadores. Após vencer a ida por 2 a 0, o rubro-negro não teve a atuação mais brilhante no segundo jogo. E nem precisou. Em uma partida segura, o time venceu por 1 a 0 e garantiu a classificação para a semifinal da competição.

Para a partida, Dorival Júnior não contou apenas com o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique. Ou seja, o técnico pôde colocar o time que vem sendo titular e não surpreendeu na escalação. O Flamengo, então, atuou em uma espécie de 4-1-2-1-2. Na primeira linha, Rodinei e Filipe Luís nas laterais, com David Luiz e Léo Pereira na zaga.

Já no meio de campo, uma espécie de losango. Thiago Maia ficou como o primeiro volante, em frente aos zagueiros, fazendo a contenção. Um pouco mais adiantados, por dentro, Everton Ribeiro atuou à direita, sempre flutuando entre as linhas defensivas do adversário, e João Gomes à esquerda.

Já Arrascaeta ficou adiantado, como um “camisa 10”, próximo dos atacantes. A dupla de ataque, por sua vez, foi formada por Pedro, que ficou como referência para fazer o pivô, e Gabigol, mais “solto”, com liberdade para se movimentar, principalmente caindo pela direita e recuando como um armador.

O Corinthians, por sua vez, dificultou um pouco o primeiro tempo do Flamengo, principalmente o começo. O adversário marcava em cima, sem deixar o Mais Querido sair jogando com liberdade. Aos 11, inclusive, Thiago Maia errou um passe na saída, perdeu a posse e foi driblado por Adson, que teve grande chance, mas parou em excelente defesa de Santos.

Após ter muitas dificuldades na criação a partir da saída de bola curta, devido à marcação forte do Corinthians, o Flamengo mudou a forma de sair jogando. Santos passava para David Luiz, que devolvia, atraindo o time adversário. Então, o goleiro fazia um lançamento, sempre na direção de Pedro no meio de campo, para fazer o pivô. Dessa forma, pegava a defesa do Corinthians mais exposta.

Por mais que não tenha sido brilhante, o Flamengo chegou a criar algumas chances no primeiro tempo, sempre passando por Rodinei. Na primeira, ele foi ao fundo e recuou para Everton Ribeiro, que cruzou e Pedro quase marcou de bicicleta. Na segunda, o lateral cruzou na medida para ER, que cabeceou e passou raspando. Já na última, Rodi infiltrou na área e recebeu grande passe do camisa 7. O jogador até podia chutar, mas tentou o passe para Gabigol e foi cortado.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o Corinthians até tentou pressionar. Mas, aos 7 minutos, sai o gol do Flamengo, que mata o jogo, e logo com uma característica do time: a movimentação. Arrrascaeta, que costuma jogar mais centralizado, abriu na esquerda e recebeu otimo lançamento de Léo Pereira. O uruguaio, então, driblou o marcador e deu passe milimétrico para Pedro, de carrinho, marcar.

Com o 1 a 0, o jogo ficou decidido. Aos 15, outra ducha de água fria no Corinthians. Thiago Maia deu ótimo lançamento para Pedro em velocidade. O zagueiro Bruno Mendez cortou com o braço e foi expulso. Com um a mais, o Flamengo administrou e ainda criou algumas chances.

Dorival fez a primeira substituição colocando Vidal e tirando Thiago Maia. João Gomes acabou recuando para função de primeiro volante e o Chileno ficou de segundo, à esquerda. Nos minutos finais, o técnico ainda tirou João Gomes, Everton Ribeiro e Pedro, para colocar Diego, Victor Hugo e Cebolinha

Diego passou a atuar de primeiro volante, Victor Hugo fez a função à frente pela esquerda, Vidal foi para a direita e Arrascaeta permaneceu na outra ponta do losango, pelo meio. Já na frente, Gabigol centralizou e Cebolinha jogou aberto pela esquerda. Não foram muitos minutos e o jogo terminou em 1 a 0, com a classificação garantida para o Mais Querido.