Análise Tática Flamengo 1 x 0 ABC: Reservas deram conta

Mais Querido garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo venceu o ABC por 1 a 0, na quinta-feira (05/08), pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O gol foi marcado por João Gomes. Devido a vitória na ida por 6 a 0, o Mais Querido foi a campo com o time todo reserva. E eles deram conta do recado. O placar magro não traduz o que foi a partida. Equipe conseguiu ter uma boa atuação, mantendo o padrão tático dos titulares.

Novamente, o time entrou em campo em uma espécie de 4-2-3-1. A primeira linha foi formada por Matheuzinho, Bruno Viana, Léo Pereira e Ramon, com Thiago Maia e João Gomes de volantes. Na frente deles, Rodinei atuou de ala-direita, Vitinho centralizado, como um meia-armador, e Michael aberto na esquerda. Pedro ficou de centroavante, como referência.

Na equipe principal, muitas vezes Arão recua entre os zagueiros para auxiliar a saída de bola, liberando os laterais, mudando a formação para uma espécie de 3-3-3-1. Thiago Maia até chegou a fazer isso, mas, como o ABC não pressionava o passe inicial do Flamengo, o time fazia a saída com os dois defensores. Ramon muitas vezes ajudou, já que estava mais recuado. Um dos motivos para ele não ter avançado tanto é que Michael é um ponta que joga muito aberto, então não deixou o corredor livre para o lateral avançar.

Michael, inclusive, teve outra boa atuação. O atacante está cada vez mais confiante, acertando os dribles e tomando melhores decisões. No lado direito, por sua vez, Rodinei não deu certo como um ponta. O lateral, que está acostumado a conduzir da defesa para o ataque, teve muitas dificuldades em receber a bola de costas para a marcação. Assim, ele se tornou quase que uma peça nula no momento ofensivo do Flamengo.

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Thiago Maia está voltando a pegar o ritmo, mas ainda está abaixo do que era antes da lesão. Precisa participar mais do jogo. Quando aparece, é sempre uma arma perigosa. No primeiro tempo, chegou como elemento surpresa em contra-ataque, recebendo dentro da área e chutando para fora. Depois, no último lance da primeira etapa, deu um belo passe pela esquerda, quebrando a linha e achando Vitinho, na intermediária, centralizado, que avançou, chutou de esquerda e obrigou o goleiro a fazer boa defesa.

O camisa 11 foi um dos destaques do jogo. Jogando de meia-armador, centralizado, teve liberdade para cair pelos dois lados e deu muita dinâmica à equipe, principalmente no primeiro tempo. Além desse chute, deu outra finalização da entrada da área, pelo meio, quando recebeu passe da direita de Matheuzinho, girou em cima da marcação, mas não pegou bem na bola. Quase fez um golaço de falta e caiu de rendimento na segunda etapa, mas, para coroar a boa atuação, deu bela assistência de cabeça para João Gomes.

O volante, por sua vez, estava em uma partida discreta, um pouco mais recuado, jogando muitas vezes como primeiro homem do meio de campo, até aos 27 do segundo tempo. Isso porque, nesse momento, entrou Max e, com isso, João Gomes passou a atuar mais avançado. E foi justamente em duas jogadas que o jogador infiltrou na área que o Flamengo criou as melhores chances. Na primeira, recebeu a assistência de Vitinho e fez o gol. Na segunda, no último lance da partida, Pedro deu lindo passe de letra para ele, que cruzou na cabeça de Vitor Gabriel, na pequena área, e o centroavante jogou para fora.

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

O principal nome do jogo foi um centroavante, só que o titular. Pedro perdeu uma grande oportunidade aos 8, em que tentou encobrir o goleiro e jogou para fora, mas teve uma baita atuação. Jogou de referência e fez um papel fundamental de pivô. O centroavante não teve muitas oportunidades de marcar, mas foi muito bem em segurar a bola e dar os passes, muitos de primeira e de letra ou calcanhar. Inclusive, no lance do gol, ele aproveitou chutão para frente de Bruno Viana, ganhou do zagueiro na força, driblou o defensor e fez uma virada perfeita para Vitinho dar a assistência.

A dupla de zaga fez outra partida segura. Os dois estão ganhando cada vez mais confiança, inclusive para dar os passes. Bruno Viana, principalmente, teve ótima atuação nos passes em profundidade, que cortam a linha. Os lances que resultaram em chutes de fora da área de Michael e Vitinho no primeiro tempo, começaram em enfiadas de bola do defensor.

Então, mesmo com o time reserva, o Flamengo teve outra atuação segura, mantendo o padrão de jogo. A maioria dos jogadores conseguiram dar conta do recado e mostrar para o técnico Renato Gaúcho que são reservas “de luxo”. Atletas estão com cada vez mais confiança e o time manteve a sequência de boas atuações e resultados.