Análise Tática Flamengo 0 x 1 Corinthians: Penalizado por erros individuais

Time misto perdeu com gol contra de Rodinei

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo perdeu para o Corinthians por 1 a 0 no domingo (10/07), em Itaquera, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido entrou em campo com um time misto e conseguiu até ter uma atuação sólida. Entretanto, foi penalizado pelos erros individuais, principalmente o gol contra marcado por Rodinei.

Para a partida, o Flamengo teve três desfalques: Matheuzinho, Arrascaeta e Bruno Henrique. Além deles, Dorival Júnior optou por poupar David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís, Everton Ribeiro e Pedro. Assim, o Mais Querido atuou com uma equipe mista, tendo apenas Santos, Rodinei, Thiago Maia, João Gomes e Gabigol do principal.

A estrutura tática foi a mesma da partida contra o Tolima, em uma espécie de 4-1-2-1-2. Na primeira linha, Rodinei e Ayrton Lucas foram os laterais, tendo Fabrício Bruno e Rodrigo Caio na zaga. No meio, uma espécie de losango, com Thiago Maia de primeiro homem, fazendo a sustentação, João Gomes à frente pela direita e Victor Hugo à esquerda.

Já Matheus França ficou como o meia-atacante, centralizado, na “ponta” do losango. A dupla de ataque, por sua vez, foi Gabigol e Vitinho, com o camisa 9 caindo mais para a direita e o 11 na esquerda. Os dois, claro, sempre se movimentando bastante para buscar bola.

Dessa forma, o objetivo era ter um meio de campo sólido, com os laterais fazendo a velocidade pelos lados do campo, tendo Vitinho e Gabigol centralizando muitas vezes. O começo da partida, entretanto, foi um Flamengo bem acuado, que não conseguia sair jogando, contra um Corinthians que pressionava, mas não passava pela defesa rubro-negra.

Depois da metade do primeiro tempo, o Flamengo conseguiu sair um pouco mais, principalmente quando marcava em cima. João Gomes chegou a ter uma boa chance em finalização de fora, mas mandou direto para fora. Já a melhor oportunidade foi de Vitinho, que recebeu lindo lançamento de Victor Hugo na quina da área, dominou e chutou, parando no Cássio e na trave.

Uma outra ótima oportunidade foi nos acréscimos. Victor Hugo conduziu por dentro pela esquerda e abriu para Ayrton Lucas, na esquerda, entrando na área. O lateral, sempre bem ofensivo, cruzou rasteiro na direção do Vitinho. A defesa cortou e sobrou para Gabigol, que chutou de primeira em cima da zaga. No rebote, João Gomes tentou de bicicleta, para fora.

Ou seja, mesmo tendo menos posse no primeiro tempo, com 41% contra 59%. Ainda assim, o Flamengo foi bem mais perigoso, com 7 finalizações a 2, e essas boas chances criadas. O Corinthians, por sua vez, não passava pela sólida defesa rubro-negra. A chance mais perigosa foi aos 46, em chute de fora da área do Adson.

Segundo tempo

A equipe voltou a mesma para a segunda etapa e o jogo estava com a mesma cara. Porém, aos 7, o time foi penalizado pelo erro individual. Adson recebeu na esquerda, passou com facilidade por Rodinei e cruzou na área. A bola passou por todo mundo e sobrou para Mosquito do outro lado. Ele cruzou e, então, o lateral-direito rubro-negro tentou afastar, mas jogou contra.

Com 1 a 0 no placar, o jogo ficou outro. O Corinthians passou a se fechar e o Flamengo ficou com a bola. Tanto que, na segunda etapa, foram 62% de posse para o Mais Querido, contra 38% do adversário. Aos16, 9 minutos após o gol, Dorival Júnior fez três substituições. Tirou Thiago Maia, Vitinho e Matheus França, para botar Marinho, Everton Ribeiro e Pedro.

Assim, o Flamengo passou para uma espécie de 4-1-3-2. João Gomes ficou de primeiro volante, com Victor Hugo na frente dele mais à esquerda, Everton Ribeiro centralizado e Marinho aberto na direita. Na frente, Pedro de referência, com Gabigol de segundo atacante, se movimentando.

O time, entretanto, não conseguiu criar muito mais. Tinha a posse, mas não passava pela defesa adversária. Já aos 36, Dorival botou Lázaro no lugar de Victor Hugo. Equipe ficou em uma espécie de 4-4-2, com Everton Ribeiro de segundo volante, ao lado de João Gomes, Marinho aberto na direita, Lázaro na esquerda e Pedro com Gabigol no ataque.

Com essa formação, o Flamengo conseguiu criar uma grande oportunidade. De segundo volante, Everton Ribeiro recebeu no campo de defesa, próximo do círculo central. Ele lançou para Lázaro, que fez o facão da esquerda para o meio. O jovem deu de casquinha para Pedro, de frente para o gol. O centroavante perdeu tempo no domínio, girou e, ao invés de devolver para Lázaro sem goleiro, tentou o chute e mandou para fora.

O jogo, então, terminou em 1 a 0 para o Corinthians. O resultado foi terrível para o Flamengo, mas não condiz com a atuação. Mesmo com um time misto, o rubro-negro conseguiu ter uma atuação sólida. Entretanto, acabou sendo penalizado pelos erros individuais, tanto na finalização, como, principalmente, no gol contra.