Análise Tática Flamengo 0 x 1 Botafogo: Chance desperdiçada e resultado decepcionante

Mais Querido não soube aproveitar as chances criadas e perdeu pea segunda vez no Brasileirão

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo perdeu para o Botafogo neste domingo (08/05), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de fazer um ótimo primeiro tempo, o rubro-negro não soube aproveitar as chances criadas e teve um gol polêmico anulado. Já no começo do segundo, acabou tomando um gol de forma boba e a equipe não soube reverter, terminando em um decepcionante 1 a 0.

Ao todo, o Flamengo foi para a partida com oito desfalques: Santos, Pablo, Rodrigo Caio, Fabrício Bruno, Gustavo Henrique, Matheuzinho, Matheus França, Vitinho e Pedro. Ainda assim, Paulo Sousa manteve a estrutura da equipe, em um 3-4-2-1 com a bola. Na primeira linha, Arão fez a saída pela direita, com David Luiz central e Filipe Luís pela esquerda.

Isla foi o ala-direito titular, com Thiago Maia e Andreas Pereira de volantes. Já Bruno Henrique ficou como o ala pela esquerda. O trio ofensivo foi formado por Gabigol de referência, com Everton Ribeiro por trás pela direita e Arrascaeta à esquerda. Sem a bola, time marcava em um 4-4-2, com Isla descendo para lateral e ER fechando a segunda linha pela direita.

O jogo começou muito bom para o Flamengo. Bruno Henrique foi a principal arma em todo o primeiro tempo. Aberto pela esquerda, o jogador era constantemente acionado e infernizou a vida do lateral Saraiva. Já Arrascaeta, Everton Ribeiro e os volantes preenchiam o meio, com Isla explorando o corredor direito e Gabi se movimentando na frente.

Filipe Luís estava fazendo um bom jogo nas antecipações e conseguindo até ter liberdade para avançar. Entretanto, aos 24, ele sentiu dores e pediu para sair. No lugar dele, Paulo Sousa colocou Ayrton Lucas, que é um lateral bem mais ofensivo, ao invés de, por exemplo, Léo Pereira – como fez em vários momentos. Dessa forma, o treinador alterou a formação com bola para uma espécie de 4-2-3-1.

Assim, Isla voltou a função de lateral, ao invés de ala, e Ayrton Lucas fez o mesmo. A saída de bola, então, deixou de ser com 3 jogadores, pois Ayrton ficava mais aberto e adiantado que Filipe Luís. Ambos laterais com muita liberdade de avançar. A mudança já surtiu efeito logo no primeiro minuto. Arrascaeta recebeu no meio e deu belo passe em profundidade para Ayrton Lucas, no corredor com velocidade, que cruzou rasteiro para Gabigol dentro da área. O camisa 9 tirou do goleiro, mas o zagueiro evitou o gol.

A mudança de saída de bola não foi um problema, muito por conta da postura do Botafogo. O time não marcava pressão, tendo apenas o centroavante Erison tentando atrapalhar. Com isso, apenas dois zagueiros para fazer o passe inicial já dava ao Flamengo superioridade numérica e o time conseguia sair com tranquilidade. Já ofensivamente, time continuava explorando o lado esquerdo ofensivo.

A superioridade pela esquerda, deixava ao centro do campo as vezes com espaço. Por lá, o Flamengo chegou a abrir o placar. Everton Ribeiro recebeu a bola e fez cruzamento na medida para Gabigol, de cabeça, marcar. Entretanto, o VAR, de forma polêmica, anulou. O Mais Querido teve outras jogadas explorando o centro de campo, mas ou errou o passe final – com Arrascaeta -, ou parou em Gatito, como e finalização de Bruno Henrique.

Na defesa, o time quase não sofria. Botafogo só chegava em lances esporádicos, tentando a bola longa em Erison. O centroavante chegou a assustar em uma jogada, que dominou na esquerda, driblou Thiago Maia, entrou na área, mas chutou em cima de Hugo.

Segundo tempo

A equipe voltou a mesma para a segunda etapa. Time continuava tentando explorar o lado esquerdo e por dentro. Logo aos 3, após boa jogada, Everton Ribeiro foi derrubado na entrada da área, em uma falta perigosíssima na meia-lua. Entretanto, o que poderia ser o gol do Flamengo, virou do Botafogo. Arrascaeta bateu a cobrança para fora e Gatito bateu tiro de meta na direção de Erison.

Arão tentou cortar a bola, mas não conseguiu e apenas jogou para o meio, o centroavante do Botafogo dominou, cortou para a esquerda e chutou de fora da área, com força. A bola foi em cima de Hugo, mas o goleiro aceitou e o alvinegro abriu o placar. Após o gol, o Flamengo, que estava tão bem, sentiu, caiu de rendimento e o adversário ainda chegou com perigo algumas vezes.

Com o time mal na partida, Paulo Sousa fez duas mudanças. Aos 15, tirou Isla e Thiago Maia, para colocar Rodinei e João Gomes, com o intuito de fortalecer o meio de campo, onde estava um buraco, e dar mais fôlego na ala-direita. A equipe melhorou após as mudanças e começou a pressionar o Botafogo.

Time criou algumas oportunidades, principalmente em cruzamentos. Aos 34, a última substituição de Paulo Sousa. O técnico tirou Andreas para colocar Lázaro. A equipe passou a atuar em uma espécie de 3-1-4-2.

Ayrton Lucas ficou um pouco mais recuado na primeira linha, com David Luiz e Arão. João Gomes era o primeiro volante, tendo na frente dele Rodinei aberto na direita, ER e Arrasca por dentro, com Lázaro na esquerda e BH formando dupla de ataque com Gabigol.

Lázaro quase balançou as redes logo no primeiro lance dele. O jovem recebeu aberto na esquerda, foi cortando para dentro. Bruno Henrique e Gabigol fizeram o facão, puxando a marcação, e o garoto aproveitou o espaço para bater rasteiro, no contrapé do goleiro, mas Gatito fez uma defesa espetacular.

O Mais Querido continuou pressionando no final, principalmente em jogadas aéreas. A equipe teve grandes chances, mas Gatito estava em um dia inspirado e o jogo terminou 1 a 0. Partida, então, foi bem decepcionante. Primeiro tempo foi muito bom do Flamengo, mas não conseguiu aproveitar. Já no segundo, tomou um gol em falha do goleiro e acabou levando a segunda derrota na competição.