Análise Tática Flamengo 0 x 1 Athletico: Atuações abaixo e estratégia que não deu certo

Com muitos desfalques, Mais Querido teve um desempenho abaixo do que vinha tendo

O Flamengo perdeu para o Athletico por 1 a 0, neste sábado (23/04), na Arena da Baixada, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido entrou em campo com uma equipe alternativa, com metade do time reserva. Ainda assim, era um time de muita qualidade, mas que não funcionou. Estratégia do treinador não deu certo e muitos atletas estiveram em um dia ruim tecnicamente.

Para a partida, o Flamengo teve oito desfalques: Fabrício Bruno, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio, Matheuzinho, Ayrton Lucas, Matheus França, Vitinho e Bruno Henrique. Além deles, a comissão técnica optou por poupar David Luiz, Filipe Luís, Everton Ribeiro e Gabigol. Ainda assim, Paulo Sousa manteve a estrutura em um 3-4-2-1 com a bola.

Na primeira linha, Arão atuou pela direita, com Pablo de zagueiro central e Léo Pereira pela esquerda. Isla foi novamente o ala pela direita, como João Gomes e Thiago Maia formando a dupla de volantes. Já na esquerda, com o objetivo de dar profundidade, o treinador colocou Marinho, por ser um canhoto de velocidade e força física.

Lázaro, que vinha tendo ótimas atuações pela ala-esquerda, também foi titular, mas em outra posição. Jogou no setor ofensivo como o meia pela direita, posição na qual entrou contra o Sporting Cristal e deu uma assistência. Já na meia-esquerda, Arrascaeta iniciou, tendo Pedro como o centroavante de referência.

O objetivo do técnico era, justamente, explorar as características de Pedro. Por ser um jogador mais de área, com força física e bom pivô, Paulo Sousa colocou atletas de velocidade, que dão profundidade nas alas, para irem à linha de fundo. Entretanto, a estratégia não deu certo, muito por conta da atuação individual dos jogadores, principalmente Lázaro. O jovem tinha como função fazer justamente a ligação, mas foi muito mal nos passes.

A equipe, então, não conseguia fluir. O Athletico, por sua vez, esperava o Flamengo e tentava sempre acelerar no contra-ataque. Então, aos 32, após bola longa para Cirino, pela esquerda ofensiva do Furacão, Isla chegou atrasado, derrubou o atacante na área e o árbitro deu o pênalti. Na batida, Terans abriu o placar. Paulo Sousa, então, inverteu de posição o Lázaro com Marinho. O time melhorou, mas não o suficiente para marcar e foi para o intervalo com o 1 a 0.

Segundo tempo

O rubro-negro carioca voltou do intervalo com uma mudança. Everton Ribeiro entrou na vaga de Lázaro. Assim, Marinho voltou para a ala-esquerda e o camisa 7 fez a meia-direita, por trás de Pedro. A equipe melhorou, mas, devido às atuações ruins dos volantes, ainda estava muito abaixo. Com isso, Paulo Sousa fez uma mudança dupla, aos 18. Tirou Thiago Maia e João Gomes, para colocar Andreas Pereira e Gabigol.

A estrutura continuou, mas Everton Ribeiro recuou para fazer a dupla de volantes com Andreas, enquanto Gabigol atuou onde estava ER, por trás de Pedro, pela direita. Entretanto, por mais que o time tenha ficado mais técnico, acabou tendo menos compatibilidade e ficou exposto ao meio de campo do Athletico. Então, sete minutos depois, corrigiu o problema, colocando Diego no lugar de Marinho – que estava mal.

Dessa forma, o experiente camisa 10 atuou de volante ao lado de Andreas Pereira. Everton Ribeiro, por sua vez, passou a atuar pela ala-esquerda. Esses 20 minutos finais foram os melhores do Flamengo, com o time pressionando no campo de ataque. Andreas entrou bem no meio de campo, assim como ER7. Entretanto, justamente Arrascaeta não estava em um bom dia. Em duas oportunidades, o uruguaio teve chances de deixar um companheiro em condições de finalizar, mas acabou errando.

O rubro-negro carioca ainda chegou a ter chance de perigo, com Everton Ribeiro na área pela esquerda, mas não conseguiu finalizar com precisão. A partida, então, foi bem abaixo. Muitos jogadores com uma atuação bem inferior do que vinham desempenhando – como os volantes, Lázaro e Arrascaeta. A estratégia de colocar Marinho na ala, tendo Lázaro como construtor pela esquerda, acabou não dando certo. Técnico até fez mexidas ousadas, mas time não conseguiu marcar e agora vai ter que correr atrás no Brasileirão.