Flamengo e Cuiabá se enfrentam nesta quinta-feira (01/07), às 20h, na Arena Pantanal, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido vem de um tropeço fora de casa para um adversário mais fraco, devido às condições impraticáveis do gramado. Agora, o rubro-negro tem as condições para conseguir a vitória e um ponto tático será bem importante.
O Mais Querido deve atuar em uma espécie de 3-2-3-2 com a bola. Rodrigo Caio, Arão e Filipe Luís fazem a primeira linha, com Diego e João Gomes de volantes. Matheuzinho, por sua vez, atua de ala-direita, com Vitinho centralizado e Michael aberto na esquerda. Na frente, Bruno Henrique e Rodrigo Muniz.
Nesse esquema, Vitinho acaba caindo muito também pela direita, para tabelar com Matheuzinho. E esse lado do campo pode ser decisivo. Isso porque, o Cuiabá costuma ser mais frágil defensivamente pela esquerda, ou seja, direita do ataque adversário, justamente onde o Flamengo está mais forte com os desfalques da Copa América.
Bruno Henrique pode auxiliar bastante a dupla na triangulação pelo setor direito. Isso porque, com Michael aberto na esquerda, o atacante não fica preso, tendo muita liberdade para se movimentar, ficando mais próximo do centroavante e até perto do lado direito. As infiltrações que ele faz podem ser letais, na espera de um cruzamento ou lançamento do Vitinho e Matheuzinho.
O Cuiabá mostrou que sofre com as triangulações próximas da área de defesa e essas penetrações. Então, outro ponto importante será Pedro. O jogador não tem a mesma movimentação de Gabigol, mas o pivô dele, com passes rápidos para os jogadores que infiltram, pode ser fundamental. Além disso, se o centroavante estiver ligado nas jogadas pela direita e se desmarcar para receber o passe, tem tudo para balançar as redes.
Então, mesmo com os desfalques da Copa América, vindo de uma derrota e atuando fora de casa, o Flamengo tem tudo para sair com a vitória contra o Cuiabá. Para isso, o time precisa movimentar bastante, tocar passes rápidos, explorar as infiltrações e, principalmente, o lado direito de ataque, com Vitinho e Matheuzinho.