Análise Tática Barcelona-EQU x Flamengo: Hora da verdade

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, pela volta da semifinal da Libertadores

(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

Flamengo e Barcelona de Guayaquil se enfrentam nesta quarta-feira (29/09), às 21h30, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, pela partida de volta da semifinal da Libertadores. O Mais Querido vai a campo com uma vantagem, pois venceu a ida por 2 a 0. Assim, caso marque um gol, a equipe pode perder por até dois gols de diferença que passa de fase. O confronto, entretanto, não deve ser simples. Ainda assim, o time rubro-negro tem tudo para ter outra boa atuação e avançar para a grande decisão.

Incentivado pela torcida e precisando correr atrás do placar, o Barcelona deve começar a partida com alta intensidade, marcando em cima e tentando pressionar, em busca do gol. O time atua em um 4-2-3-1, que sem a bola vira uma espécie de 4-4-2, com o camisa 10 Damián Díaz adiantando para marcar a saída adversária. Com a posse, o jogador é o principal “cérebro da equipe”, se movimentando e buscando jogo para dar o passe ou a finalização. A equipe equatoriana também busca muito as jogadas de velocidade, principalmente pelo lado direito, com o ponta Preciado.

A grande dúvida do Barcelona de Guayaquil é quem o técnico Fabian Bustos vai botar no lugar do volante Nixon Molina, expulso na ida. O jogador é um marcador e peça importante do time, tendo sido titular em todos os 11 jogos da Libertadores até aqui. Há duas principais opções para a vaga do atleta. O mais provável é Carcelén, que é um volante de muita força física. O outro atleta é Sergio López, um meia mais técnico, que dividiria a armação com Damián Díaz. Então, vai depender da estratégia do treinador, que já afirmou que vai para cima do Flamengo.

Então, vai ser importante para o Mais Querido segurar a pressão dos primeiros minutos de cada etapa. Mas, a estratégia do Barcelona pode ser muito boa para o Flamengo. Isso porque, na tentativa de pressionar, a equipe equatoriana vai naturalmente deixar espaços na defesa, o que pode ser uma arma importantíssima para o rubro-negro. O time de Renato Gaúcho costuma contra-atacar com velocidade e eficiência, explorando a rapidez de Bruno Henrique e Gabigol, além da movimentação, bons passes e bolas longas de Arrascaeta e Everton Ribeiro.

Renato Gaúcho terá à disposição praticamente todos os jogadores do elenco, não contendo apenas com Léo Pereira, suspenso devido à expulsão na partida de ida, e Thiago Maia, que lesionou a coxa. Será a primeira vez que o treinador vai poder escalar o time considerado ideal. O Flamengo deve entrar em campo em um 4-2-3-1, com: Diego Alves; Isla; Rodrigo Caio e David Luiz; Filipe Luís; Arão e Andreas Pereira; Everton Ribeiro, Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabigol.

Além da movimentação dos jogadores de frente, a dupla de volantes será fundamental. Arão tem a função de ser um pilar defensivo e auxiliar os zagueiros na saída de bola, recuando entre eles e dando o passe ou lançamento. Já Andreas Pereira, que atua como 2º volante, é fundamental na transição da defesa para o ataque e girando a bola pelo campo. Além disso, o jogador pode ser um elemento surpresa, pisando na área ofensiva, ou finalizando de longa distância.

Rodar a bola com passes rápidos e viradas de jogo, inclusive, pode ser um ponto chave para o Flamengo na partida. No jogo de ida, quando o Mais Querido tinha a posse pela esquerda, o Barcelona fazia a marcação forte, mas deixava espaço na direita do ataque rubro-negro, o qual Isla explorava constantemente. O lateral avançava sempre pelo corredor, como um verdadeiro ala, para fazer a triangulação com Everton Ribeiro ou até Gabigol. O primeiro gol, inclusive, sai dessa forma. O rubro-negro tinha a posse pela esquerda, Andreas abriu no camisa 7, que acionou o lateral. O chileno passou para Gabigol, que deu o cruzamento para Bruno Henrique marcar.

A estratégia pode ser uma arma importante na partida de volta também. Além disso, com Arrascaeta no lugar de Vitinho, a equipe terá um jogador que busca mais o jogo, com qualidade técnica para rodar o campo e dar os passes rápidos, dando dinâmica à partida. Os avanços de Isla serão importantes pela direita e, pela esquerda, a equipe conta com a volta de Filipe Luís, que é um lateral com bem mais qualidade ofensiva que Renê, tendo a capacidade de construir pelo lado e por dentro. O experiente jogador deve auxiliar bastante Bruno Henrique, algo que o reserva não conseguiu fazer na ida.

O Mais Querido, então, tem tudo para fazer uma excelente partida. Qualidade não falta para o rubro-negro, que vai a campo com uma equipe fortíssima. O adversário não deve facilitar e é preciso ter muita atenção, principalmente nos primeiros 15 minutos de cada etapa. Mas, se entrar focado, com intensidade e se movimentando bastante na frente, o Flamengo tem todas as condições para sair vitorioso e chegar em mais uma final da Libertadores.