Análise Tática Atlético-MG X Flamengo: Rubro-negro em busca da reação no Brasileirão

Equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

Marcos Braz reúne elenco e conversa nesta manhã em Atibaia
Foto: Reprodução/Twitter Dando Choque

O Flamengo enfrenta o Atlético-MG neste domingo (19/06), às 16h, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido vem de uma vitória, após três derrotas consecutivas no torneio. Então, agora precisa da vitória para manter o embalo na competição.

Para a partida, o Flamengo terá sete desfalques: Santos, Fabrício Bruno e Matheus França, em processo de transição física, Thiago Maia, com quadro viral, e Isla, liberado para negociar com o Universidad Católica. Assim, Dorival Júnior deve manter o time em um 4-2-3-1, que vari para o 4-1-4-1, com Diego Alves no gol.

Na primeira linha, Dorival Júnior deve por Pablo como o zagueiro pela direita, com Rodrigo Caio à esquerda, tendo Matheuzinho e Ayrton Lucas como laterais, com liberdade para avançarem pelos corredores. João Gomes deve ser o primeiro volante, com Andreas de segundo.

Já na frente, Everton Ribeiro fica como meia-direita e Vitinho aberto na esquerda, os dois tem o costume de centralizar. Ambos caem por dentro para construir e finalizar, principalmente de fora da área. Dessa forma, eles abrem espaço nos corredores para os laterais.

Arrascaeta, por sua vez, fica de meia-armador, centralizado. O uruguaio tem bastante liberdade para se movimentar, caindo pelos dois lados de campo- principalmente o esquerdo -, além de pisar na área para finalizar. Gabigol é também uma referência que se mexe constantemente, recuando para buscar bola pela direita e até central. Essa movimentação de todo o time é fundamental.

Objetivo é ter João Gomes como um “cão de guarda”,  fazendo as coberturas na marcação, enquanto Andreas muitas vezes avança como um meia pela direita, atuando por dentro. Os avanços do belga-brasileiro que alteram a formação do 4-2-3-1 1 para o 4-1-4-1. Já Arrascaeta será o cérebro do time, tendo as alterações de Everton Ribeiro e Vitinho.

No banco, Dorival tem Pedro como ótima opção. Ele é um centroavante mais de área, que prende a marcação. O jogador é uma ótima alternativa para quando o Flamengo enfrenta times bem fechados, com retranca. Isso porque, o atacante acaba atraindo a atenção dos zagueiros adversários, abrindo espaços para outros jogadores entrarem na área, como o próprio Gabigol.

Qualidade não falta para a equipe. Mas, para vencer, o time precisa jogar de forma compacta, com intensidade, marcando com pressão o adversário. No ataque, é preciso se movimentar, trocar passes rápidos e explorar os espaços deixados pelo adversário. Caso faça isso, o Flamengo tem tudo para fazer uma grande partida.