Análise Tática: América-MG x Flamengo

Equipes se enfrentam neste domingo, às 11h, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

(Foto: Reprodução/Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Flamengo e América-MG se enfrentam neste domingo (26/09), às 11h, no Independência, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido precisa vencer, depois de perder para o Grêmio no jogo anterior da competição. Mas, de olho na partida de volta da semifinal da Libertadores, o rubro-negro vai a campo com uma equipe alternativa, quase toda reserva. Ainda assim, o time tem tudo para sair com outra vitória.

Renato Gaúcho deve poupar Diego Alves, Isla, David Luiz, Everton Ribeiro e Gabigol. Além deles, Rodrigo Caio não atua, pois esta suspenso, e Filipe Luís e Arrascaeta ainda não retornaram da lesão. Então, dos titulares, apenas Arão e Bruno Henrique e talvez Andreas Pereira atuam na partida contra o América-MG. O treinador, entretanto, permanece com uma equipe muito qualificada e que tem todas as condições para fazer um grande jogo.

A tendência é que o Flamengo permaneça no 4-2-3-1. Então, o Time deve ir a campo com: Gabriel Batista/Hugo Souza; Matheuzinho; Gustavo Henrique e Léo Pereira; Renê; Arão e Andreas Pereira/Thiago Maia; Michael, Vitinho e Bruno Henrique; Pedro. Nesta equipe, com Michael na vaga de Everton Ribeiro, o Mais Querido perde em criação, mas ganha em velocidade. Então, é bem provável do time ganhar bastante em intensidade e fazer jogadas rápidas pelos corredores.

Uma outra questão a ser explorada é a presença de Pedro no lugar de Gabigol. Com ele, o Flamengo perde em movimentação na frente, mas ganha um atleta que faz muito bem o pivô, capaz de prender os zagueiros adversários e dar o passe. Assim, o centroavante deve puxar a marcação e criar espaços, que os jogadores velozes de trás precisam explorar para infiltrar e receberem a bola.

Uma opção interessante seria botar Kenedy como titular na vaga de Everton Ribeiro, pela direita, mantendo Michael no banco. A característica se manteria, tendo um jogador de velocidade e habilidade pelo lado. A diferença é que, como Kenedy é canhoto, ele teria a tendência de cortar muitas vezes para o meio, abrindo espaço no corredor para o lateral. Como Matheuzinho é um atleta de características ofensivas, o jovem poderia explorar bastante o buraco e ser uma arma importante no ataque.

No meio, Renato tem algumas alternativas. Caso repita o time dos últimos jogos, será Arão de 1º volante, auxiliando na saída de bola, Andreas Pereira de 2° e Vitinho como meia central, se movimentando pelos dois lados do campo. Mas, o treinador pode optar por colocar Thiago Maia com Arão, o que dá uma solidez maior na defesa. Assim, de “camisa 10” pode continuar Vitinho, ou até mesmo Andreas, atuando mais adiantado, como fez em parte do segundo tempo contra o Barcelona de Guayaquil.

O outro jogador que está disponível para a posição é Diego. O meia vinha sendo o 2° volante titular, mas estava sempre deixando espaços na defesa, devido ao esquema de Renato Gaúcho, em que o jogador da posição tem um papel importante em atacar e defender com intensidade, priorizando o combate individual – algo que não favorece as características do veterano. Então, o treinador poderia colocá-lo de volta às origens, como armador.

O Mais Querido tem ótimas opções. Do outro lado, vai enfrentar uma equipe com bem menos investimento, só que organizada. Vagner Mancini alterna o esquema conforme o adversário e vem evoluindo cada vez mais. Nos últimos 4 confrontos, o Coelho enfrentou São Paulo, Corinthians, Athletico e Ceará, ou seja, adversários complicados, e não perdeu, com 2 vitórias e 2 empates. O mais impressionante, sofreu apenas 1 gol.

Ou seja, o Flamengo vai enfrentar uma defesa bem sólida. O América deve se fechar, em um 4-2-3-1 ou 4-4-2, e buscar sempre o contra-ataque veloz. Na frente, o time tem alguns jogadores rápidos, como Ribamar e um velho conhecido do Mais Querido, Orlando Berrío. Importante o rubro-negro ficar de olho também no experiente atacante Mauro Zárate e nos meias Ademir, Juninho e Felipe Azevedo.

Ainda assim, mesmo entrando em campo com um time alternativo e enfrentando um adversário que vai se fechar e que está evoluindo, o Flamengo tem tudo para sair vitorioso. Renato Gaúcho tem ótimas opções para colocar. Para vencer, o rubro-negro precisa jogar focado, explorando a movimentação, a velocidade e os buracos que a defesa adversária pode deixar, além de trocar passes rápidos para confundir a marcação e atuar com intensidade.