Análise: Saiba como está o Talleres, adversário do Flamengo na Libertadores

Conheça o momento da equipe argentina e como ela atua

(Foto: Reprodução/Twitter/CATalleresdecba)

O Flamengo enfrenta o Talleres nesta quarta-feira (04/05), às 19h, no Estádio Mário Kempes, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. O Mais Querido vai em busca da vitória, para garantir a classificação antecipada das oitavas de final. No primeiro turno, o DIÁRIO DO FLA preparou uma análise sobre a equipe argentina. Então, agora, fizemos um material sobre como está o adversário argentino desde o confronto anterior.

O Talleres é um time que faz uma temporada bem fraca até aqui. No Campeonato Argentino, tem apenas 2 vitórias, com 2 empates e 9 vitórias. O time fez até mudança de técnico. Guilherme Angel Hoyos, que assumiu no começo do ano no lugar de Alexander Medina, saiu em abril para a entrada do português Pedro Caixinha – que já estava no comando da equipe contra o Flamengo.

Na ocasião, Caixinha tinha apenas três jogos como técnico do Talleres. Agora, com um mês no cargo, o treinador já comandou a equipe por nove partidas, mas a fase continua ruim, com apenas três vitórias e seis derrotas. Na Libertadores, entretanto, está bem, pois conseguiu vencer o Universidad Católica e o Sporting Cristal, ambos na Argentina. Ele também conseguiu o feito de ganhar do River Plate no Campeonato Argentino – apesar do adversário ter atuado com os reservas.

Desde a partida contra o Flamengo, Caixinha fez duas mudanças no time titular. Tirou o ponta-direita Matías Esquível e o volante Oliva (que alternava com o meia Angelo Martíno) e colocou o camisa 9 Michael Santos, que atua como segundo atacante e meia, e também a volta do ponta Diego Valoyes. O jogador era um dos destaques da equipe no começo da temporada, se lesionou, voltou no 2º tempo contra o Mais Querido e, em seguida, ganhou novamente a vaga. Foi, inclusive, o autor do gol da vitória contra o River.

Mas, no jogo contra o Sporting Cristal, Valoyes se lesionou novamente e, com isso, nem foi relacionado para a partida contra o Flamengo, sendo um desfalque importante para o Talleres. Na Libertadores, foi Matías Godoy quem entrou na vaga do atleta, atuando pela ponta-direita. A disputa da vaga está entre ele e Matías Esquível, que, inclusive, foi o autor do gol da vitória contra o Cristal, após entrar na segunda etapa.

O provável time titular do Talleres, então, será: Guido Herrera; Gastón Benavídez, Matías Catalán, Rafael Pérez e Enzo Díaz; Ignacio Méndez e Rodrigo Villagra; Héctor Fértoli, Matías Esquivel (Godoy) e Michael Santos; Federico Girotti. O time costuma atuar em um 4-2-3-1, que varia para o 4-4-2, com os avanços de Santos. Pode ser também que Caixinha repita a estratégia do primeiro jogo e bote mais um volante no time, com Oliva.

Com a bola, o Talleres ainda não tem tanto repertório, buscando muito a bola longa, seja para a velocidade dos pontas, ou buscando o pivô. A equipe tenta bastante também os cruzamentos. Já na defesa, o time apresenta muita fragilidade, principalmente pelos lados. Ambos os laterais costumam deixar espaço, sendo o direito (Catalán) ainda mais. Assim como no primeiro jogo, Flamengo pode explorar bem isso com Bruno Henrique.

O Talleres as vezes tenta adiantar as linhas e marcar pressão. Entretanto, o time não tem tanta intensidade e deixa espaços grandes no meio, que o Flamengo tem tudo para usar com Everton Ribeiro e Arrascaeta, além de outros, como Gabigol e os volantes. Além disso, a equipe argentina é bem frágil na bola parada defensiva. Isso porque, eles fazem marcação individual. Então, se Paulo Sousa preparar jogadas, dá para o Flamengo usar isso a favor.

Ou seja, mesmo fora de casa, o Flamengo entra em campo como amplo favorito para a partida. Talleres não vive boa temporada e está passando agora por uma reformulação, com a mudança recente de treinador. Time argentino tem também muitas fragilidades defensivas, principalmente pelo lado dirieto, que, se o Mais Querido souber explorar e ficar atento nos contra-ataques, tem tudo para sair com ótimo resultado.