Análise: Conheça o Vélez, adversário do Flamengo na semifinal da Libertadores

Saiba o estilo de jogo, principais jogadores, pontos fortes e fracos da equipe argentina

(Foto: Reprodução/Twitter/Libertadores)

Após conseguir a classificação em cima do Corinthians, o Flamengo já sabe o adversário da semifinal da Libertadores: o Vélez, da Argentina. O Mais Querido vai em busca de mais uma vaga na grande decisão. Como muitos torcedores não conhecem o time argentino, o DIÁRIO DO FLA preparou uma análise sobre a forma que a equipe atua, os destaques individuais, os pontos fortes e fracos do adversário do rubro-negro.

Fundado em 1910, o Vélez Sarsfield é um dos clubes mais tradicionais da Argentina. A equipe já venceu dez vezes o Campeonato Argentino, sendo a última na temporada 12/13, conquistou uma Libertadores em 94, com vitória nos pênaltis em cima do São Paulo, e um Mundial no mesmo ano, contra o Milan, além da Supercopa da Libertadores em 96 e a Recopa Sul-Americana em 97.

Entretanto, a equipe passou por um mau momento na Libertadores. Após o título de 94, o time só voltou a disputar a semifinal da competição em 2011, quando caiu para o Peñarol. Depois, em 2012, saiu nas quartas e parou nas oitavas em 2013 e 14. Após isso, ficou 7 anos sem disputar a competição, retornando em 2021, quando foi eliminado nas oitavas para o Barcelona de Guayaquil.

Já neste ano, a equipe iguala a melhor campanha pós-título, chegando na semifinal. Na fase de grupos, o time começou bem mal, tomando uma goleada na estreia de 4 a 1 para o Estudiantes, empatando em casa com o Bragantino em 2 a 2, perdendo novamente nos próprios domínios para o Nacional, do Uruguai, por 2 a 1, e empatando em 1 a 1 com o time paulista. Mas, em seguida, venceu o adversário uruguaio fora por 3 a 2 e goleou o Estudiantes por 4 a 0.

Nas oitavas de final, o Vélez pegou o temido River Plate. Ainda assim, conseguiu uma vitória em 1 a 0 na ida, jogo em que foi bem superior e poderia ter ganho de mais, e depois garantiu a classificação com um 0 a 0 fora de casa. Já nas quartas, venceu o Talleres por 3 a 2 fora, com gol nos últimos minutos, e venceu por 1 a 0 na volta, confirmando a vaga na semifinal da competição.

Temporada

Apesar de chegar na semifinal da Libertadores, curiosamente, o Vélez está bem mal neste começo de Campeonato Argentino. Após doze rodadas disputadas, o clube está na 26ª colocação, ou seja, em antepenúltimo lugar, com apenas 9 pontos conquistados. São 6 empates, 5 derrotas e apenas 1 vitória. Além disso, são 12 gols marcados e 16 sofridos na competição.

A defesa, inclusive, é um ponto negativo do time argentino, que o Flamengo pode explorar bem. Na Libertadores, são 13 gols sofridos em 10 jogos. Se juntar, então, o campeonato nacional e a competição internacional, a equipe sofreu 29 gols em 22 partidas, uma média de 1,3 por confronto.

Além disso, ao todo, o Vélez disputou 38 partidas em 2022 e sofreu pelo menos um gol em 26 delas. O ataque, porém, vem se destacando e crescendo. Já foram 17 gols marcados na Libertadores e 47 no ano, sendo uma média de 1,2 por jogo. O time conta com um velho conhecido do Flamengo como centroavante, Lucas Pratto.

O argentino, de 34 anos, foi titular nos dez jogos do Vélez na Libertadores e marcou dois gols. O principal jogador do time, entretanto, é o meia Lucas Janson. O atleta, de 27 anos, é o vice-artilheiro da competição, com 7 gols, além de uma assistência. Já aberto pela direita, o jovem Luca Orellano, de 22 anos, é um dos destaques, com três assistências na competição.

A equipe, comandada por Alexandre Medina, ex-técnico do Internacional, atua em um 4-2-3-1. Se aberto pelos lados tem Orellano e Janson, com Prato de referência, o meia-armador é Walter Bou, de 28 anos. Já a dupla de volantes é bem sólida defensivamente, com Nicolás Garayalde , de 23 anos, e Maximo Perrone, de 19, este com mais qualidade ofensiva – já marcou um gol e duas assistências na Libertadores.

Nas laterais, tem o experiente Leonardo Jara na direita, de 31 anos, jogador muito participativo ofensivamente, que deu duas assistências no jogo de ida das quartas de final, e o jovem Francisco Ortega, de 23 anos, na esquerda, atleta mais defensivo. Já a dupa de zaga tem Matías de los Santos, de 29 anos, que é bom na bola aérea ofensiva, com dois gols na competição, e Diego Gómez, de apenas 19 anos. O goleiro, por sua vez, é Lucas Hoyos, de 33.

No banco, entra sempre tamém o jovem Julián Fernández, de 18 anos, meio campista, além do time ter o veterano Diego Godín, zagueiro de muita história no futebol, mas que não é titular devido à velocidade. A equipe, então, mescla juventude e experiência. Apesar de mal no argentino, o Vélez está em uma crescente de rendimento na Libertadores e é preciso tomar cuidado, principalmente nos lados de campo, infiltrações e contra-ataque.

Ao mesmo tempo, o Flamengo pode explorar uns espaços que o Vélez acaba deixando entre as linhas, com a movimentação de jogadores como Arrasacaeta, Everton Ribeiro e Gabigol. Já o lado esquerdo do campo ofensivo deve ser bem explorado também pelo rubro-negro, pois, por Jara atacar bastante, as vezes acaba deixando espaços que podem ser importantes para o Mais Querido.

Ou seja, o Flamengo tem todas as condições de conseguir a classificação, caso mantenha a postura e intensidade que vem demonstrando, além de saber explorar deficiências do time adversário. Ainda assim, time precisa ficar totalmente atento com a velocidade da equipe argentina e não cair na pilha, pois o Vélez faz um jogo bem físico. Então, se o Mais Querido impor o jogo dele e ficar atento nos contra-ataques, tem tudo para sair com ótimo resultado.