Ação contra o Flamengo pelo não uso do número 24 é arquivado

Rubro-Negro foi acusado de ato discriminatório na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Foto: Flamengo / Gilvan de Souza

A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) arquivou a ação contra o Flamengo, pelo não uso da camisa 24 na Copinha, nesta terça-feira (18). Nesse sentindo, o clube era acusado de ato discriminatório pela ausência da numeração entre os Garotos do Ninho na competição.

Siga Diário do Fla no Twitter

Assim que, notou que nenhum dos atletas Rubro-Negros usavam determinado número, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT movimentou a ação contra o Flamengo. Isso porque, o algarismo representa o veado no jogo do bicho. Sendo assim, usar a camisa 24, em muitos casos é levado para um lado pejorativo e preconceituoso.

Siga Diário do Fla no Instagram 

Contudo, no pedido de arquivamento, a procuradoria ponderou o caso. Sendo assim, o órgão público manifestou que entendeu o grupo LGBT “possui interesse na causa, contudo não tem capacidade processual para atuar”. Além disso, o procurador Vinicius Marchetti de Bellis Mascaretti afirmou que: “É suposição afirmar que o número 24 não foi utilizado por razões discriminatórias e homofóbicas”.

Curta Diário do Fla no Facebook

Por fim, o Flamengo em defesa mostrou que usa a numeração em jogos oficiais, além de promover campanhas de conscientização sobre a homofobia. Inclusive, o clube chegou a lançar camisas oficiais em prol da igualdade. Entretanto, apesar da conclusão inicial, o Grupo Arco-Íris ainda pode pedir reconsideração da decisão.