‘A grande questão é como você motiva um time depois que você ganha’, afirma Bernardinho

Técnico do Sesc-Flamengo falou sobre a possibilidade de trabalhar numa função de gestão em um time de futebol

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Bernardinho, campeão olímpico pela seleção de vôlei masculina e atual técnico do time feminino do Sesc Flamengo, expressou sua opinião sobre a possibilidade de comandar uma comissão técnica de futebol. Ele destacou que não tem a pretensão de ser um treinador de futebol, mas se vê em condições de coordenar um staff ou dirigir uma equipe de futebol, especialmente devido à sua experiência em esportes.

O treinador comparou sua função proposta à de um head coach em times de futebol americano, que coordena uma equipe de treinadores especializados em funções específicas. Bernardinho enfatizou que não possui o mesmo conhecimento específico que um treinador de futebol, mas acredita que poderia contribuir em uma função mais ampla, coordenando e dirigindo a equipe.

Ele também abordou o desafio de motivar uma equipe após conquistar títulos, destacando que é mais difícil manter a motivação e o desempenho em alta após o sucesso. “Como você motiva um time depois que você perde? A grande questão é como você motiva um time depois que você ganha. Você ganha título brasileiro, Libertadores. Como você faz no dia seguinte, no ano seguinte, na temporada seguinte? A dificuldade está aí. Ainda mais num ambiente como é o esporte onde você tem esse reconhecimento popular”, afirmou.