Com uma cultura de mata-mata muito forte no país, o Flamengo segue sem liderar o Campeonato Brasileiro desde a última rodada do Brasileirão de 2020. Diferente dos outros países, onde o campeonato nacional é a competição mais valorizada dentro do país, no Brasil as copas sempre botam os pontos corridos para escanteio. Prova disso são times poupando no Brasileirão antes de confrontos pela Copa do Brasil.
Na opinião do jornalista André Rocha, outro fator ainda tem que ser levado em conta na situação do Flamengo. Cada clube escolhe e define suas prioridades, mas segundo André, um time com um faturamento não pode fazer pouco caso do campeonato nacional ano após ano.
“O Flamengo, de faturamento bilionário e com a maior torcida do Brasil, não pode tratar todo ano a principal competição do país como a terceira opção. Na prática, porém, é isso que vem acontecendo. Até pelas gordas premiações de Libertadores e Copa do Brasil.” afirmou em um trecho de seu texto, fazendo alusão às premiações recebidas pelos jogadores em caso de títulos nas copas.
Ainda no início da competição, a impressão que fica é que os jogadores escolherão novamente focar nas copas, mesmo ainda tendo 26 rodadas pela frente, e a chance de vencer o Brasileirão.