Treinador do sub-20 do Flamengo afirma que o clube tem um modelo de jogo pré-definido para a base

Técnico falou sobre a formação da base para a Fla TV

(Foto: Reprodução FlaTV)

Em entrevista para a Fla TV durante o programa ‘Garotos do Ninho’, o técnico do sub-20 do Mengão, Mário Jorge falou sobre a formação de atletas, a presença de diversos garotos do ninho no time principal, e também sobre o ‘Modelo Flamengo’.

Após ser perguntado pelo apresentador e analista Bruno Pet sobre a utilização majoritária do esquema com pontas, Mario Jorge contou que o flamengo tem um modelo vertical para a base. Ou seja, os treinadores de todas as categorias do Mais Querido são instruídos a jogar num estilo e modelo de jogo pré-definido pelo departamento de futebol.

“A gente tenta buscar jogadores com as características do modelo Flamengo. O modelo Flamengo é um 4-3-3, buscar ter jogadores de velocidade e habilidade pelo lado, jogadores do meio campo consigam jogar bem no área-a-área, principalmente o camisa 8 e o camisa 10. Mas é um modelo do clube, o Mário simplesmente tenta pegar jogadores com essa característica próxima do caderno metodológico qua gente tem, a gente tem um pré requisito de jogar nesse esquema.” respondeu Mário Jorge.

Apesar disso, o técnico do sub-20 afirmou que esse não é a única formação trabalhada com os garotos, e que todos eles saem muito preparados taticamente para novos esquemas, seja no Flamengo ou em outros clubes para casos de venda.

“A gente passa por várias formações e estimula todas elas. É óbvio que a gente forma nosso jogador pra jogar do padrão ‘ouro’ do Flamengo, mas a gente entende que o treinador do profissional também vai chegar com a ideia dele. Então os meninos precisam aprender um pouco mesmo que seja superficial de todas as formações.” contou o treinador.