Na partida contra o Vasco da última segunda-feira, no quarto e último gol do Flamengo, marcado por Ayrton Lucas, o lateral deu uma incrível arrancada em direção a meta vascaína. O portal ‘GE’ teve acesso à velocidade do jogador, e comparou com outros jogadores, como Bruno Henrique em 2019, e o astro do futebol, o galês Gareth Bale, conhecido por sua velocidade impressionante.
No lance em que sacramentou a goleada, até aquele momento por 4×0, Ayrton alcançou a velocidade máxima de 37,2 km/h. O monitoramento foi feito pelo GPS usado pelos jogadores do Flamengo em campo. A título de comparação, Ayrton ficou na cola da velocidade alcançada por Bruno Henrique nas quartas de final da Liberta de 2019, quando alcançou 38 km/h, e a frente do galês ex-Real Madrid, que ficou pra trás com 36,76 km/h.
Em uma comparação mais descabida, com o homem mais rápido da história, o corredor e multicampeão olímpico, Usain Bolt, Ayrton não ficou tão para trás. Quando quebrou o recorde mundial dos 100m rasos, Bolt alcançou uma velocidade de 44,72 km/h.
Vale também o destaque para a forma física do ‘Beijinho’, apelido pelo qual é carinhosamente chamado por companheiros e pela torcida. Muito além da velocidade máxima, Ayrton percorreu 92m no total no lance, sendo 40m com bola, e sua velocidade média foi de 25,5 km/h.