Está nítido para praticamente todo mundo que Arturo Vidal não tem mais condições de jogar em um nível altamente competitivo. Principalmente quando é titular. Mas, ao que parece, a única pessoa que ainda não percebeu é justamente o técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli.
Era natural que o treinador inicialmente confiasse nos jogadores com quem já trabalhou. E com Vidal ele foi campeão da Copa América. Então, normal colocá-lo no começo, como foi o caso de Marinho. Entretanto, se o técnico precisou de apenas quatro jogos para entender que o ponta não podia mais jogar, com o volante isso ainda não aconteceu.
Sampaoli já está há 39 dias no comando do Flamengo. Nesse período, disputou onze partidas. Em nove delas, botou Vidal em campo, sendo cinco vezes como titular. Foram 531 minutos com o volante sob o comando do argentino no Mais Querido. E, mesmo assim, ele inexplicavelmente ainda não viu que o chileno não consegue contribuir.
A dinâmica do time fica extremamente prejudicada sempre que Vidal está em campo. O técnico que tanto cobra intensidade nas entrevistas após os jogos, não percebe que o volante de 36 anos não consegue dar dinamismo ao meio. Sem a capacidade física que um dia teve, o chileno não consegue marcar tanto e pouco aparece ofensivamente.
E não é por falta de opção. Victor Hugo, de 19 anos, por exemplo, consegue exercer a função de 2º volante muito melhor do que Vidal, dando a tão pedida movimentação. O próprio Matheus Gonçalves, de 17, atuou nessa posição com Vitor Pereira e rendeu muito bem. Ambos, entretanto, ficam no banco com Sampaoli.
Contra o Nublense foi o caso que mais chamou atenção. O treinador já teve a polêmica decisão de botar Vidal titular. Mas, não satisfeito, manteve o volante até os 30 do segundo tempo, mesmo com o Flamengo tendo uma atuação terrível, com o meio de campo perdido e o chileno amarelado.
Era nítido que Vidal precisava ser substituído. E o mais curioso é que Sampaoli sabia disso. Tanto que, assim que o Flamengo tomou o gol do empate, o treinador tirou o volante chileno. Ou seja, ele já tinha a noção de que precisava trocá-lo. Mas, por algum motivo, manteve o atleta até sofrer o 1 a 1.
Por isso, fica o questionamento. Quanto tempo mais Sampaoli vai precisar para perceber que Vidal não tem mais condições de jogar? A