Sampaoli chegou no Flamengo há apenas 8 dias, comandando a equipe em dois jogos. Naturalmente, o treinador optou por colocar entre os titulares jogadores que ele conhece e já trabalhou, como Vidal e Marinho. Entretanto, o técnico dá indícios de que vai valorizar a base. E quanto mais fizer isso, melhor para o time.
Na partida contra o Internacional, Sampaoli já botou o jovem lateral-direito Wesley, com Marinho indo para o banco. Matheus França, por sua vez, entrou no segundo tempo na vaga de Everton Ribeiro. Ambos garotos do Ninho tiveram, novamente, boas atuações, elevando o nível da equipe.
Mas, não pode parar por aí. Contra o colorado, Marinho entrou na ponta direita no segundo tempo e errou tudo que tentou. Na mesma posição, o Flamengo tem outro cria da base, canhoto, que neste ano entregou bem mais qualidade que o atacante ex-Santos: Matheus Gonçalves.
Já no meio de campo, Thiago Maia e Vidal foram titulares nos dois jogos com Sampaoli. Ambos foram bem mal, principalmente contra o Internacional. Thiago Maia em especial. Enquanto isso, o Flamengo tem em mãos duas joias na posição: o primeiro volante Igor Jesus, que foi bem quando atuou neste ano, e Victor Hugo, que vem se destacando nos profissionais desde 2022.
Ou seja, é normal neste começo Sampaoli colocar atletas mais conhecidos e com quem ele trabalhou. Entretanto, o ideal para o Flamengo é que, com o passar dos treinamentos, o argentino veja e dê ainda mais oportunidades para os Garotos do Ninho. Quando fizer isso, a tendência é que o time eleve de nível, pois qualidade essa geração tem de sobra.