O Flamengo ficou no empate em 0 a 0 com o Internacional nesta quarta-feira e desperdiçou a oportunidade de voltar ao G4 do Brasileirão. Depois do jogo, o técnico Dorival Jr concedeu entrevista coletiva e, entre diversos assuntos, avaliou o jogo.
”Nós tivemos dois momentos na primeira etapa. Estávamos fazendo um jogo de transição, o que não é nossa característica; Nosso time é um time que joga com a posse de bola e defende bem. Isso não vinha acontecendo. Depois acertamos o posicionamento e evoluímos com um pouco mais de posse. Mas enfrentamos uma equipe que marcou muito bem e temos que reconhecer isso. Tentamos de todos os jeitos, na segunda etapa então… poucos foram os momentos que o Inter conseguiu atacar nosso campo. Buscamos o gol, abrimos o time. Esperávamos um resultado positivo por aquilo que foi produzido. Mas, infelizmente, não foi o resultado que tenhamos tido merecimento. Saio satisfeito pela maneira que a equipe jogou”, declarou, antes de emendar sobre Varela:
”O substituto imediato do Rodinei é o Matheus. Que vinha fazendo boas atuações com a equipe que vinha atuando no Brasileirão. A chegada do Varela foi importante, ainda mais pelo momento, que tinha saído o Isla. Ele precisa sim de uma sequência de jogos. Mas, eu precisava respeitar aquilo que vinha acontecendo. O Matheuzinho por merecimento atingiu uma ótima condição no grupo e no elenco. Acho que vai chegar o momento do Varela e no momento adequado ele será aproveitado”, complementou.
Confira outros trechos da entrevista coletiva de Dorival após o empate:
Quantidade de erros de passe e postura defensiva do Inter
”Nós cometemos um erro no primeiro período. Tentamos jogar demais por dentro. Principalmente com essa transição desnecessária. Isso não vinha acontecendo, o jogo estava muito franco. O Inter nos dificultou também, não fomos feliz hoje e saímos com o empate. Mas, acho que isso foi corrigido. Fomos bem na segunda etapa. Tiveram momentos que eles tiveram uma linha de seis atrás. Os jogos contra Athletico e Corinthians serão diferentes, não acho que a postura do Inter tenha servido como vestibular. Nossa equipe estará ainda mais preparada para esses dois momentos”
Posicionamento de Cebolinha
”O Pedro fazer o número de gols que ele faz, é porque a bola tem chegado nele. As jogadas são direcionadas para nossos dois atacantes. A equipe do Flamengo é uma das que mais cria no Campeonato. O Cebolinha tem a opção de cortar para dentro e bater e também a de linha de fundo. Tem momentos e momentos. Ele tentou as jogadas, tem capacidade, qualidade e ele sempre procura explorar tudo isso. Ele está se adaptando aos poucos e precisamos ter paciência”
Próximo compromisso com o Cuiabá
”Gabriel ele não jogaria essa partida, pelo desgaste e entrega que vem tendo. Isso já era uma programação interna. A sequência será respeitada como nós programamos. Nós manteremos essa proposta que foi estudada pelos departamentos do clube. Vamos primeiro voltar amanhã e vermos se não teremos ninguém fora de combate além do Gabriel para montarmos a melhor equipe para enfrentar o Cuiabá”
Sobre condicionamento físico de Arrascaeta
”Da forma que programamos e planejamos. Não podemos tirá-lo de combate para que ele perca o ritmo de jogo. Ele depende dessa sequência para que chegue 100% nos jogos decisivos. Para que ele finalize o ano bem. Acho que a programação está sendo respeitada e por isso nenhuma lesão vem acontecendo”
Lição das partidas do Brasileiro para evitar derrotas nas finais
”Acho que exemplos são importantes, situações acontecem. Você mostra, corrige. Mas os erros se repetem. O diferencial, ás vezes, é a bola entrar ou não. Você tem que extrair tudo que é possível, seja negativo ou positivo”
Recado para o torcedor por ter sido o último jogo antes da final da Copa do Brasil
”Acho que foi passada a impressão que podem confiar na sua equipe. É uma equipe preparada, estruturada. Não tenho dúvidas que serão jogos difíceis, mas seguros. Acredito muito na maturidade da equipe e na confiança que ela tem mostrado. O jogo de hoje seria sim importante uma vitória. Mas não posso deixar de enaltecer a luta e a entrega. Foi uma equipe valente. Enfrentamos um adversário que soube se defender e teve méritos”, completou Dorival depois do empate com o Inter.