O Flamengo busca na justiça direitos pelo uso da imagem do clube no jogo “Cartola”, da emissora Globo. Nesse sentindo, o clube processa a empresa de televisão e alega que o projeto do Fantasy Game não está incluído nos seus contratos com a TV. Sendo assim, o clube pretende ser recompensado financeiramente.
A ação Rubro-Negra foi divulgada pela revista “Veja”, e o processo corre em sigilo em Vara empresarial do Rio de Janeiro. O pedido foi feito pelo próprio Flamengo, que busca confidencialidade dos termos dos contratos entre as partes. A diretoria Rubro-Negra não busca iniciar nenhum atrito na relação com a “Globo”. Dessa forma, encara o processo como questão comercial.
Siga Diário do Fla no Instagram
O clube cobra valores que entende que deveria receber pela participação no jogo, porém a emissora, até o momento, se recusa a pagá-los. Está já é a segunda ação do Flamengo contra a TV. Em 2020, o Rubro-Negro entrou na justiça contra a emissora referente ao contrato dos direitos de transmissão do Brasileirão.
Curta Diário do Fla no Facebook
Por fim, no atual contrato, a Globo detém direito a ações promocionais para o Brasileiro. Contudo, o Flamengo entende que o “Cartola” não faz parte de determinada clausula. Isso porque, a emissora tem remuneração específica com o programa. No jogo, a emissora usa imagem dos jogadores rubro-negros e do próprio clube.