O Flamengo enfrenta o Sporting Cristal nesta terça-feira (24/05), às 21h30, no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O Mais Querido já garantiu a classificação e a liderança. Com isso, além de buscar mais uma vitória, a partida pode ser importante para Paulo Sousa poupar algumas peças, repetir o esquema tático e observar mais jogadores.
Para o confronto, o Flamengo terá oito desfalques: Santos, Diego Alves, Fabrício Bruno, Gustavo Henrique, Filipe Luís, Matheus França e Vitinho, lesionados ou em transição, além de Willian Arão, suspenso, e Arrascaeta, poupado. Ainda assim, dá para o técnico botar em campo um time bem forte. Inclusive, o treinador pode repetir a formação tática do último confronto, que começou em um 4-1-3-2.
Assim, a linha defensiva seria com dois zagueiros de ofício e dois laterais, que apoiam a saída e atacam pelos corredores. Caso mantenha os titulares, seria Rodrigo Caio e Pablo na zaga, com Matheuzinho e Ayrton Lucas nas laterais. Já Thiago Maia costuma render bem na função de primeiro volante e deve ser o substituto de Arão. Na frente, Everton Ribeiro ficaria pela direita, com Bruno Henrique na esquerda.
Já na vaga de Arrascaeta, como meia-central, Paulo Sousa tem algumas opções. Pode colocar Andreas Pereira, que já jogou avançado algumas vezes, ou os jovens Lázaro e Victor Hugo, que, na base, costumavam atuar nessa posição. Dessa forma, Gabigol e Pedro fariam a dupla de ataque, com o centroavante mais fixo e o camisa 9 se movimentando bastante.
Paulo Sousa pode, também, colocar o time de volta no 3-4-2-1, algo que, inclusive, ele fez ao longo do confronto com o Goiás. Assim, Ayrton Lucas ficaria um pouco mais recuado na saída de bola, para auxiliar pela esquerda, com Matheuzinho como ala-direita. Contra o Esmeraldino, Everton Ribeiro ficou como o volante pela esquerda, tendo Bruno Henrique na outra ala, Gabigol de meia-direita, Arrascaeta na meia-esquerda e Pedro de centroavante.
Assim, caso repita o esquema, pode simplesmente botar Lázaro ou Andreas na meia-esquerda. Entretanto, o técnico tem a opção de poupar alguns atletas. Assim, na zaga, daria para colocar David Luiz e Léo Pereira, nas vagas de Pablo e Rodrigo Caio, enquanto Isla e Marcos Paulo ocupariam as laterais. De segundo volante, ao invés de Everton Ribeiro, João Gomes ou Andreas são alternativas boas.
Já aberto na esquerda, Lázaro fez a função muito bem ao longo da temporada, podendo dar um descanso para Bruno Henrique. Marinho pode ganhar uma oportunidade aberto na direita, onde costuma render melhor na carreira, enquanto Victor Hugo ou Andreas ficariam como o meia-armador, centralizado. Já na frente, Pedro, que passou boa parte do ano no banco, pode continuar a sequência de titular, ganhando ritmo e confiança.
Ou seja, mesmo com os oito desfalques, Paulo Sousa ainda tem boas opções, que se encaixam bem no estilo de jogo do treinador. Com a vaga e primeira colocação garantida, a partida pode ser boa para o treinador poupar alguns atletas, deixando eles no banco, além de testar outros e dar rodagens para os jovens, como Marcos Paulo, Lázaro e Victor Hugo. Time alternativo tem tudo para fazer uma grande atuação.