De acordo com estudo anual da consultoria internacional de marcas Brand Finance, o Flamengo é o único clube brasileiro no ranking das 50 marcas mais valiosas do mundo. O Rubro aparece na quadragésima nona posição, avaliada em 96 milhões de euros. Na lista, o Mais Querido esta à frente da Fiorentina, avaliada em 95 milhões.
Os únicos times presentes na lista que não fazem parte das cinco principais ligas europeias são: Celtic (Escócia), Ajax (Holanda), Flamengo e Benfica (Portugal). Ainda segundo o ranking, se pegarmos apenas os clubes brasileiros, o valor atribuído ao Mengão é quase o dobro do segundo colocado (Palmeiras), avaliado em 52 milhões de euros.
Curta o Diário do Fla no Facebook
O diretor da Brand Finance justificou a ausência de clubes brasileiros na lista. Mesmo com grandes times e com muita tradição, Eduardo Chaves explicou que o câmbio monetário interfere no ranking.
”Quando dolarizamos os valores, os times brasileiros acabam não gerando receita comparada em dólar aos times estrangeiros”, declarou.