No último domingo, durante o Fla-Flu, Gabigol sofreu com ofensas racistas vindas da torcida do Fluminense ao deixar o gramado. Nas redes sociais, o jogador se manifestou, assim como o Flamengo. Para os especialistas no direito do esporte do ‘Lei em Campo’, do ‘UOL’, o Tricolor deve ser punido.
Siga o Diário do Fla no Twitter
“O Fluminense deverá ser enquadrado no art. 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) que prevê punições como a perda de mando de campo, multa e até eliminação da competição. Pelos precedentes da Justiça Desportiva, acredito que o clube seja apenas multado”, afirmou o advogado Gustavo Lopes.
Acompanhe o Diário do Fla no Instagram
Dentro de campo, o Flamengo acabou derrotado por 1 a 0, e ao se encaminhar aos vestiários Gabigol foi chamado de ‘macaco’ por um torcedor do Fluminense. Fernanda Soares, advogada especialista em direito esportivo e colunista do blog, entrou em mais detalhes da possível punição ao Fluminense.
Curta o Diário do Fla no Facebook
“O Fluminense pode responder pelo ato praticado pelos torcedores. Em 2021 os tribunais desportivos lidaram bastante com o artigo 243-G, que é o que pune atos discriminatórios. Em linhas gerais, o entendimento tem sido o de punir clubes cujas torcidas entoam cânticos considerados como discriminatórios com a pena de multa. Há uma previsão nesse mesmo artigo de perda de pontos quando o ato discriminatório é praticado por ‘um número considerável de pessoas’. Mas os tribunais não têm entendido que manifestações discriminatórias da torcida se enquadram nessa hipótese, então acho a perda de pontos pouco provável”, comentou.