Flamengo e Santos se enfrentaram nesta segunda-feira (06/12), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a última partida do Mais Querido no Maracanã em 2021. A torcida deu o show de sempre, com 41.930 presentes. O time, entretanto, não correspondeu. O primeiro tempo foi animado, mas o rubro-negro não aproveitou as chances e foi para o intervalo em 0 a 0. Na segunda etapa, o time sofreu um gol no começo, de Marcos Leonardo. Gabigol até teve a grande oportunidade de empatar, só que algo raro aconteceu: o centroavante perdeu um pênalti e a partida terminou em 1 a 0 para a equipe paulista.
O primeiro tempo não teve gols, mas foi muito agitado, com os goleiros se destacando. O Flamengo até chegou a balançar as redes. Aos 28, Andreas passou para Everton Ribeiro, que acionou Matheuzinho no fundo. O jovem cruzou rasteiro, de primeira, nos pés de Pedro, que bateu no cantinho, com categoria, sem chances para João Paulo. O atacante chegou a comemorar com a torcida, entretanto, após checagem do VAR, o lance foi anulado por impedimento do lateral no começo da jogada.
Mesmo com menos posse, o Santos foi bem perigoso. A equipe teve uma ótima chance aos 13, com Marcos Leonardo, que recebeu bela enfiada de Marinho, só que chutou fraco. Aos 25, Andreas não afastou direito e, após confusão na área, a bola quase sobrou para Marinho livre, que não conseguiu bater. Três minutos depois, Gustavo Henrique errou na proteção e perdeu a posse para Marcos Leonardo, que, por sorte rubro-negra, errou o passe na pequena área. Já aos 33, Hugo fez uma defesa espetacular em chute de Marinho, com força, na direção do ângulo. O goleiro defendeu também batida de Lucas Braga aos 46.
O Mais Querido também teve ótimas chances na primeira etapa. Além do gol anulado, o Flamengo teve duas ótimas oportunidades. Na primeira, aos 37, Gabigol aproveitou erro de recuo do zagueiro adversário e entrou livre na área, mas bateu em cima do goleiro. Já aos 44, uma linda jogada. O camisa 9 passou para Pedro na área, que deu lindo toque de calcanhar para a infiltração de João Gomes. O volante conseguiu passar por dois marcadores e chutou quase da pequena área, com força, no alto, parando em linda defesa de João Paulo.
A segunda etapa começou com o Flamengo atacando. O Mais Querido assustou em chute de fora da área de Pedro, aos 4, que Marcos Felipe espalmou. No escanteio, o time cobrou curto e Gustavo Henrique finalizou da entrada da área, rasteiro, nas mãos do goleiro. Entretanto, o Santos começou a ir para frente. Aos 7, após cruzamento, Zanocelo finalizou com força, por cima do gol. Então, aos 11, o gol. Marcos Guilherme fez jogada individual pela esquerda, entrou na área e conseguiu tocar para Marcos Leonardo, que bateu de primeira, no canto, abrindo o placar. Inicialmente, o bandeirinha deu impedimento, mas o VAR confirmou o gol.
Pouco depois, aos 22, o Flamengo teve ótima chance de empatar. Vitinho recebeu na entrada da área, passou para Pedro, que devolveu para a infiltração do ponta. O camisa 11 caiu e Daronco marcou pênalti. Entretanto, na cobrança contra o ex-clube, Gabigol deslocou o goleiro, mas mandou na trave. Gabi teve a oportunidade de se redimir quatro minutos depois. Após lindo lançamento de Vitinho, o camisa 9 recebeu dentro da área com liberdade, pela esquerda, só que chutou em cima de João Paulo.
Já aos 32 minutos, Mauricinho fez a primeira mudança, tirando Everton Ribeiro, que estava sumido, e promovendo a estreia da joia Matheus França, de 17 anos, nos profissionais. Na primeira jogada do garoto, ele deu belo cruzamento para Pedro, que tentou a bicicleta, mas não alcançou. Oito minutos depois, o treinador colocou mais dois jovens, Lázaro e Thiaguinho, nas vagas de Vitinho e João Gomes. O Flamengo até tentou, só que não conseguiu criar mais e a partida terminou 1 a 0 para o Santos.
Com o resultado, o Flamengo permanece com 71 pontos na segunda colocação do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, o Mais Querido encara o Atlético-GO. As equipes se enfrentam na quinta-feira (09/12), às 21h30, no Estádio Antônio Accioly. Será o último jogo do rubro-negro carioca no ano.