Além de garantir a vaga na final, a partida de hoje pode marcar mais um feito inédito na carreira de Renato Gaúcho como treinador. Caso o Flamengo se classifique, o comandante rubro-negro vai se tornar o primeiro técnico a disputar três finais de Libertadores por três equipes diferentes, segundo o “DataESPN”.
Siga o Diário do Fla no Twitter
A primeira vez foi com o Fluminense, em 2008. O time foi vice campeão, perdendo para a LDU-EQU, nos pênaltis, no Maracanã. Com o Grêmio a história foi diferente. A equipe gaúcha derrotou o Lanús-ARG, em 2017, sagrando-se campeão.
Curta o Diário do Fla no Facebook
Renato também pode ser o terceiro brasileiro a ser campeão por dois times diferentes. Apenas Felipão, em 1995 com o Grêmio e 1999 com o Palmeiras e Paulo Autuori, em 1997 com o Cruzeiro e 2005 com o São Paulo.
Siga o Diário do Fla no Instagram
Outros treinadores também conseguiram chegar em três finais, mas não por três times diferentes. Telê Santana alcançou esse feito pelo São Paulo. O treinador foi campeão em em 1992, contra o Newell’s Old Boys-ARG, e contra o Universidad Católica-CHI, em 1993. Em 1994, foi derrotado pelo argentino Vélez Sarsfield.