Flamengo e Grêmio se enfrentam neste domingo (19/09), às 20h30, no Maracanã, pela 21a rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido vem embalado, depois de vencer o Palmeiras na última rodada do Brasileirão e o próprio tricolor gaúcho na Copa do Brasil, se classificando para a semifinal da competição. A equipe rubro-negra terá alguns desfalques, mas, ainda assim, tem tudo para sair com mais uma vitória.
Renato Gaúcho não terá à disposição Filipe Luís, Diego, Arrascaeta e Bruno Henrique. Entretanto, o treinador continua com ótimas opções e não precisa mudar o esquema do 4-2-3-1 para a partida contra o Grêmio. O lateral-direito deve ser Isla ou Matheuzinho. Na esquerda, Renê deve ganhar a vaga. A zaga vai ser na escolha do treinador, provavelmente com Rodrigo Caio e Léo Pereira ou Gustavo Henrique.
No meio para frente que Renato Gaúcho terá algumas opções interessantes. A grande dúvida fica para quem vai jogar de 2° volante, ao lado de Arão. Sem Diego, o treinador fica entre Andreas Pereira e Thiago Maia. O primeiro é um jogador mais técnico, mas que está se adaptando. Maia, por sua vez, defende melhor e também tem técnica na frente.
É muito importante Renato analisar bem essa posição, pois Diego vinha mostrando dificuldades nessa função. Isso porque, o camisa 10 estava deixando espaços na defesa, já que com o novo treinador ele passou a atuar de 2° volante, tendo que atacar e defender constantemente, além de fazer bastante combate individual. Muito pela idade, o jogador não estava conseguindo render tanto. Andreas e, principalmente, Thiago Maia, conseguem fortalecer mais o sistema defensivo.
Na frente, Everton Ribeiro deve atuar pela esquerda, sempre caindo por dentro. Vitinho jogará centralizado, se movimentando bastante e com Michael na esquerda. O treinador vai ter também Kenedy como opção pelo lado de campo. Uma outra alternativa seria colocar Andreas Pereira centralizado, na vaga que Arrascaeta costuma fazer, botando Arão e Thiago Maia de volantes.
Outra opção, mas que é mais improvável, seria a de botar 2 centroavantes, com Pedro e Gabigol juntos, ficando em um 4-4-2. Para isso, Renato Gaúcho teria que manter 2 volantes e tirar um dos jogadores de frente. Poderia retirar o que fica mais centralizado (Vitinho ou Andreas), ou então trocar Everton Ribeiro, mantendo 2 atletas de velocidade pelos lados, para ajudarem na recomposição.
O Grêmio, por sua vez, deve vir fechado, com força física no meio, justamente para dificultar o jogo do Flamengo. A equipe vai usar a estratégia de contra-ataque, sempre com velocidade e tentando explorar o buraco que o rubro-negro as vezes deixa no meio. Por isso vai ser importante os dois volantes do Mais Querido estarem bem atentos na defesa.
Então, o Flamengo precisa ter atenção no sistema defensivo, tanto com os zagueiros como com os volantes. Já no ataque, tem que se movimentar bastante, com trocas de posição, passes rápidos e intensidade. Se conseguir fazer isso, o Mais Querido tem tudo para sair com outro bom resultado.