Flamengo e Grêmio se enfrentaram nesta quarta-feira (15/09), no Maracanã, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Devido ao 4 a 0 no jogo de ida, o Mais Querido entrou em campo com um time alternativo, mas embalado com a volta de público no estádio. Depois de um primeiro tempo com muitas brigas e poucas chances, a equipe melhorou na segunda etapa e contou com dois gols de Pedro para alegrar os 6.446 torcedores, vencer por 2 a 0 e garantir a classificação para a semifinal.
O primeiro tempo foi mais brigado do que jogado. O árbitro Rodolpho Toski Marques não conseguiu controlar os ânimos e, com isso, teve muita briga. Na bola, o Flamengo teve mais posse, mas o primeiro lance de perigo foi do Grêmio. Aos 4 minutos, Borja lançou Léo Pereira, que entrou na área de frente para gol, mas Thiago Maia cortou na hora, salvando o time. Em outro bom contra-ataque do tricolor, aos 17, Jhonata Robert recebeu bom passe pela esquerda e ficaria na cara do goleiro, só que, por sorte rubro-negra, o atacante não dominou bem a bola e perdeu a oportunidade.
O Mais Querido, então, passou a controlar a partida e criar chances. A primeira foi em boa cobrança de falta de Andreas Pereira de longa distância, aos 23, que parou no goleiro. Já aos 32, uma ótima chance. Gabigol tabelou pela direita, infiltrou na área e recebeu lançamento de Michael, em ótimas condições de finalizar. Entretanto, na hora do chute, acabou furando. Na sobra, foi cortado por Paulo Miranda. Três minutos depois, Vitinho finalizou da entrada da área, por cima. Já aos 40, a principal oportunidade. Michael recebeu na esquerda, entortou Rafinha, chutou, só que Kannemann tirou de cima da linha.
A polêmica da partida aconteceu logo aos 4 minutos da segunda etapa. Gabigol foi chutado por Kannemann na área, mas o árbitro não marcou o pênalti e o VAR não chamou. Aos 10, o Grêmio chegou com perigo em chute de longe de Jhonata Robert, que parou em grande defesa de Gabriel Batista. O Flamengo respondeu no minuto seguinte, com uma grande oportunidade. Gabigol deu um lançamento da intermediária sensacional para a infiltração de Michael, na cara do goleiro. O atacante tinha a opção do Vitinho, ou de dar um chute de canhota ou até finalizar de cabeça, mas tentou uma batida com a direita, de primeira, e perdeu grande chance.
Renato Gaúcho tirou Gabigol e Vitinho aos 14, para as entradas de Pedro e Lázaro. Aos 26, uma ótima jogada. Matheuzinho tabelou com Lázaro, foi para a linha de fundo e cruzou na medida rasteiro nos pés de Everton Ribeiro, que bateu de primeira, só que não pegou em cheio e jogou para fora. Dois minutos depois, o camisa 7 deu bom cruzamento para Pedro, que dominou no peito e deu uma linda bicicleta, tirando tinta da trave. Entretanto, na finalização, a bola bateu na mão de Rodrigues. O árbitro checou no VAR e deu o pênalti. O próprio Pedro cobrou e abriu o placar.
Aos 40, uma grande chance. Depois de uma troca de passe, que a torcida ainda gritou olé, Lázaro passou para Everton Ribeiro, que avançou e deu bom passe para Michael, dentro da área, que bateu com força. Brenno resvalou e a bola ainda bateu na trave. Mas, no minuto seguinte, o Mais Querido compensou. João Gomes roubou no meio de campo, a posse ficou com Pedro, que avançou, entrou na área e serviu Everton Ribeiro, livre na direita. O camisa 7 bateu de primeira, cruzado e acertou a trave. No rebote, o próprio centroavante botou para o fundo das redes.
Com a vitória, o Flamengo avançou para a semifinal, onde encara o Athletico. O Mais Querido agora foca em mais um jogo contra o Grêmio, dessa vez pelo Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam no domingo (19/09), às 20h15, pela 21ª rodada da competição.