Flamengo e Olimpia se enfrentaram nesta quarta-feira (18/08), no Estádio Mané Garrincha, pela partida de volta das quartas de final da Libertadores. Embalado com o público no estádio, o Mais Querido fez outra partida espetacular no comando de Renato Gaúcho. Com gols de Gabigol (duas vezes), Bruno Henrique, Willian Arão e Salcedo contra, o Mais Querido goleou por 5 a 1 e garantiu a classificação para a semifinal da competição pela quarta vez na história.
O primeiro tempo começou bem morno. O Olimpia tentava ir para cima, mas sem perigo, e o Flamengo não conseguia criar. O primeiro chute foi justamente o gol. Aos 29, Everton Ribeiro deu lindo passe para Rodinei. O lateral, que teve a oportunidade de começar o jogo, infiltrou na área na velocidade e cruzou rasteiro, na medida para Gabigol, que empurrou para o fundo das redes.
Não demorou para o segundo. Aos 36, o Flamengo roubou bola no ataque e Gabigol acionou Everton Ribeiro, mas com muita força. O camisa 7 pegou na área e rolou para Arrascaeta, que, de primeira, deu um cruzamento perfeito, na segunda trave, na cabeça de Bruno Henrique, que ampliou o placar. O Olimpia teve tempo de descontar. Em contra-ataque aos 44, Reclade recebeu na área, fingiu o chute, cortando Léo Pereira e Diego Alves, e marcou.
Entretanto, logo no começo da segunda etapa, o Flamengo acalmou de vez a torcida. Aos 3 minutos, Arrascaeta bateu falta na área, Léo Pereira finalizou e parou em grande defesa do goleiro. O zagueiro ficou com o rebote, dividiu com a marcação, Gabigol finalizou, a zaga tirou, mas no peito de Willian Arão, que chutou para o fundo das redes. O Olimpia tentou responder com chute de fora da área de Derlis González, parando em boa defesa de Diego Alves.
Aos 9, Rodinei pegou sobra de escanteio na entrada da área, chutou com força, a bola desviou e o goleiro espalmou para a linha de fundo. Na cobrança em seguida, Arrascaeta jogou na pequena área, a bola ia nos pés de Léo Pereira, só que o zagueiro Salcedo tentou cortar e fez contra, deixando o jogo em 4 a 1. Renato Gaúcho, então, tirou Everton Ribeiro, Arrascaeta e Bruno Henrique, para botar Vitinho, Michael e Pedro.
Pouco depois, aos 18, Gabigol puxou contra-ataque e deu linda enfiada para Michael, que cruzou rasteiro, nos pés de Vitinho, que chutou com força, parando no zagueiro. Aos 27, Michael entortou a marcação pela direita e fez cruzamento na medida para Pedro cabecear em cima do goleiro. Já aos 31, veio o quinto gol. Gabigol deu virada perfeita para Vitinho, que cortou para o meio e deu lindo passe para Diego. O camisa 10 infiltrou pela esquerda e cruzou de primeira, de canhota, na medida para o artilheiro, que cabeceou cruzado, sem chances para o goleiro.
O Mais Querido teve uma grande chance de fazer o sexto aos 35. Vitinho deu uma enfiada de bola maravilhosa para Michael, que ficou na cara do goleiro. O ponta demorou para finalizar, pois queria dar o passe para Pedro e, na hora de fazer, o zagueiro cortou a bola. Gabigol ainda ficou próximo de fazer o terceiro dele no jogo, em cobrança de falta no último minuto, mas mandou por cima e o jogo terminou em 5 a 1.
Com a goleada, o Flamengo garantiu a classificação para a semifinal da Libertadores e aguarda o resultado do confronto entre Barcelona-EQ e Fluminense para saber quem enfrenta na próxima fase. O Mais Querido, agora, foca na partida de domingo (22/08), contra o Ceará. As equipes se enfrentam às 16h, no Castelão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.