Flamengo e Olimpia se enfrentam nesta quarta-feira (18/08), às 19h15, no estádio Mané Garrincha, pela volta das quartas de final da Libertadores. O Mais Querido goleou o primeiro jogo por 4 a 1 e encaminhou a classificação para a próxima fase. Ainda assim, time precisa entrar em campo atento. Caso faça isso, tem tudo para vencer com tranquilidade mais uma vez.
Assim como na partida de ida, é bem provável que o Olimpia tente pressionar nos primeiros minutos, ainda mais agora tendo que marcar pelo menos 4 gols para se classificar. O time paraguaio não tem tanta técnica, mas explora muito a ligação direta, a força física e o jogo aéreo. O Flamengo precisa ter muita atenção, principalmente porque vai a campo sem os dois zagueiros titulares, Rodrigo Caio e Gustavo Henrique, ambos bons na bola alta.
Então, caso o Flamengo segure bem esses minutos iniciais, tem tudo para conseguir tranquilizar o jogo e imprimir a superioridade técnica. O Mais Querido deve atuar no 4-2-3-1, variando para o 4-1-4-1, devido aos avanços de Diego. Como ficou claro no jogo de ida, Bruno Henrique pode ser uma peça fundamental. Isso porque, o Olimpia deve se expor, para tentar buscar o resultado e a equipe paraguaia é lenta na defesa. Então, o time rubro-negro deve explorar muito a velocidade do atacante, que joga aberto na esquerda.
Mas, não é apenas Bruno Henrique. O quarteto todo ofensivo tem que se movimentar, como fez no primeiro jogo. Gabigol também tem velocidade e vai explorar todos os buracos, para receber os passes e finalizar, além de recuar para dar a assistência. Arrascaeta e Everton Ribeiro tem como papel principal dar as enfiadas de bola para os atacantes, só que são ainda mais letais quando também pisam na área para chutar, algo que cresceu muito com Renato Gaúcho. Os dois meias cresceram de desempenho com o treinador.
Na lateral-direita, Matheuzinho ou Rodinei vão começar a partida, já que Isla está com desgaste muscular e foi poupado. O sistema de jogo não muda, pois todos os três são muito ofensivos, que exploram a velocidade e o corredor, já que Everton Ribeiro abre o espaço sempre que cai por dentro. Contra o Olimpia, quem quer que comece tem que aproveitar a lentidão da defesa adversária para aparecer na frente, pela ala-direita. Podem criar boas jogadas dessa forma.
O jogo, então, tem tudo para ser tranquilo para o Flamengo. Para isso, a equipe precisa entrar em campo atenta, com intensidade, trocando passes rápidos e marcando pressão ao perder a bola. Time tem que ter cuidado na defesa, principalmente nos primeiros minutos, e tentar matar o jogo o quanto antes. Ter o controle da bola é fundamental também para tirar o ímpeto do adversário.