O Flamengo venceu o Sport por 2 a 0, neste domingo (15/08), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Bruno Henrique e Everton Ribeiro. O Mais Querido não encontrou dificuldades e conseguiu uma vitória tranquila e importante na competição. A partida teve aspectos táticos interessantes, boas para deixarem as ideias de Renato Gaúcho ainda mais consolidadas.
O time entrou em campo com alguns desfalques, mas o mesmo esquema, que era uma variação do 4-2-3-1 para o 4-1-4-1. O Sport não fazia pressão na saída de bola do Flamengo. Assim, Willian Arão não precisava recuar entre os zagueiros, pois os defensores tinham liberdade para dar o passe inicial sem dificuldades. Além disso, Bruno Viana e Léo Pereira tiveram ótima atuação, seguros na defesa, bem no toque e nos lançamentos.
Assim, Arão pôde fazer a função do primeiro homem do meio campo. João Gomes, que substituiu Diego, alternava. As vezes ficava como o 2º volante (no 4-2-3-1), mas também avançava, na mesma linha que os meias ofensivos, indo para o 4-1-4-1. O jovem, inclusive, fez um gol dessa forma, em que estava dentro da área, mas foi anulado por um impedimento de Isla no começo da jogada.
Os laterais foram um ponto importante. Os dois tiveram muita liberdade para avançar. Filipe Luís construía por dentro e Isla explorava sempre o corredor, sendo acionado constantemente por Everton Ribeiro e Arrascaeta. O chileno teve ótima atuação, participou de diversos lances de perigo e deu a assistência no segundo gol do Flamengo, justamente recebendo o passe do uruguaio e cruzando rasteiro para ER7 marcar.
Na frente, Everton Ribeiro atuou aberto pela direita, Arrascaeta centralizado e Bruno Henrique pela esquerda. Os três se movimentaram bastante e alternaram de posição. O uruguaio fica como o grande maestro, “flutuando” pelo campo inteiro. Apareceu por dentro para finalizar, foi pela direita que deu o passe para Isla no gol de ER7 e, no primeiro gol, dominou e cruzou pela esquerda, para a cabeçada de BH, que estava dentro da área, na direita.
O próprio Everton Ribeiro marcou o gol dele em bola que recebeu dentro da área, centralizado. Isso porque, mesmo jogando aberto na direita, ele centralizava muito, abrindo o corredor para Isla avançar. Pedro, por sua vez, foi quem ficou mais “fixo”. Jogou centralizado na frente, como uma referência. Ele não foi bem no primeiro tempo e melhorou na segunda etapa, mas não conseguiu marcar o gol.
Aos 30 do segundo tempo, Renato Gaúcho tirou Everton Ribeiro, Arrascaeta e Bruno Henrique, colocando Michael aberto na direita, Lázaro centralizado e Vitinho na esquerda. Os três entraram bem e conseguiram criar jogadas, a maioria para Pedro finalizar, mas o centroavante não estava em um dia inspirado. Ainda assim, continuaram a mostrar que são bons reservas para a equipe.
Então, o Flamengo foi muito superior. O Sport não imprimiu dificuldade ao Mais Querido, nem atacando ou defendendo. Ainda assim, foi uma atuação importante, pois o rubro-negro vinha de uma derrota de goleada na competição. Jogo foi ótimo para aumentar a confiança dos zagueiros e da equipe, além de ganhar os 3 pontos no Brasileirão.