VAR vê golpe acidental de Arrascaeta em lateral do Olimpia

Mauro Vigliano, responsável pelo uso da tecnologia, interpretou lance como acidental

Arrascaeta deveria ter sido preso, diz presidente do Olimpia
Foto: Reprodução

A Conmebol divulgou os áudios do VAR durante as principais checagens do confronto entre Flamengo e Olimpia. Contudo, o meia Arrascaeta foi o protagonista em dois lances polêmicos no primeiro confronto das quartas de final da Libertadores. O craque Rubro-Negro foi absolvido por choque em lateral do Olimpia e foi derrubado na área.

Primeiramente, o camisa 14 tem um forte encontro com o lateral da equipe adversária após sofrer falta. Em vídeo divulgado pela Conmebol, mostra que o VAR interpretou o lance como “choque acidental” do craque Rubro-Negro. Entretanto, a decisão do árbitro de vídeo não foi bem aceita pela torcida adversária, que fazia pressão para a expulsão. A trombada deixou Victor Salazar desacordado e o jogador teve que sair de campo na ambulância.

Siga Diário do Fla no Twitter 

O VAR checou a jogada através de duas câmeras, uma aproximada e outra do lado inverso da jogada. “A falta é claramente do Olimpia e a mão do Flamengo golpeia sem querer”, disse o argentino Mauro Vigliano, responsável pelo uso da tecnologia.

Segunda participação do VAR

Além disso, o recuso tecnológico indicou ao árbitro Fernando Rapallini que verificasse um possível pênalti em Arrascaeta. Do mesmo modo, o árbitro de campo guiado pelo VAR assinalou a penalidade após checagem das imagens. A decisão incendiou a partida, ao passo que cancelaria o cartão vermelho aplicado em Filipe Luís, devido a antecedência da penalidade. Em suma, o lateral Rubro-Negro permaneceu em campo e Gabigol converteu o pênalti e abriu 2 a 0 no placar.

Siga Diário do Fla no Instagram

Após a vitória em Assunção, o Flamengo usou as redes sociais para desejar “uma pronta recuperação ao lateral-direito Salazar”. Seguindo o exemplo, Arrascaeta também se manifestou no mesmo sentindo. “Pronta recuperação para nosso colega. (Quero) pedir desculpas pelo golpe involuntário”, disse o uruguaio.

O Olimpia não ficou satisfeito com a atuação do VAR na partida. Todavia o técnico, Sergio Ortemán classificou a presença do árbitro do vídeo como vergonhosa. Apesar das polêmicas, o Fla saiu do Paraguaio com a vitória por 4 a 1, e deixa bem encaminhada a classificação. Agora a equipe Rubro-Nega pode perder por até 3 gols de diferença no jogo de volta, 18 de agosto, em Brasília.