‘Tende a ser um jogo aberto’, diz analista tático sobre Fla x LDU

Ao DIÁRIO DO FLA Rodrigo Coutinho explicou como acredita que o jogo deve se desenvolver no Maracanã.

Gabi iguala o número de gols feitos na Libertadores de 2019
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Depois de conquistar 7 de 9 pontos atuando fora de casa pela Libertadores em 2021, o Flamengo precisa de um simples empate em dois jogos em casa, contra LDU (EQU) nesta quarta e Vélez (ARG) na última rodada, para carimbar a passagem para as oitavas de final da competição. Em caso de vitória no duelo contra os equatorianos, o Rubro-Negro garantirá, além da vaga, a liderança do grupo e será dono de uma das melhores campanhas desta fase, a depender do resultado do Atlético-MG.

Por essas razões, o jogo diante da LDU é muito mais decisivo para os equatorianos do que para o Flamengo. Em caso de triunfo do Vélez diante do Unión La Calera (CHI), em jogo que será disputado nesta quarta às 19h, a LDU estará eliminada da Libertadores se não vencer o Flamengo, o que torna o jogo de alto risco para os comandados de Pablo Repetto.

Essas nuances devem transformar a partida num duelo franco e aberto, de acordo com o analista tático Rodrigo Coutinho. Ao DIÁRIO DO FLA ele explicou como acredita que o jogo deve se desenvolver no Maracanã.

“Pode ser um jogo de tudo ou nada para os equatorianos. O Velez joga duas horas antes contra o Union La Calera (CHI). Se o Velez vencer, a LDU se vê na obrigação de derrotar o Flamengo, senão será eliminada. Acredito que eles não devam esperar o Fla e tentem atacar também. A equipe tem bons jogadores, a dupla de volantes tem qualidade, trabalha bem a bola. É um time diferente daquele primeiro tempo irreconhecível que fez no jogo do primeiro turno. Mas a boa notícia é que os espaços devem aparecer para o Flamengo, de uma forma mais natural do que se a LDU tivesse uma condição mais confortável”, analisa.

Coutinho esclarece que apesar do teor decisivo do duelo para a LDU o Flamengo é superior e se estiver concentrado e focado em cumprir o plano de jogo, deve vencer e conseguir carimbar a vaga nas oitavas e a liderança do grupo.

“O Fla deve ter mais posse, porque tem mais qualidade e busca naturalmente se impor. O jogo deve ser bem aberto. A equipe rubro-negra precisa ter cuidado com isso pois recentemente se mostrou muito vulnerável defensivamente. É definir bem qual será o plano de jogo. Eu não acho uma boa estratégia para esse jogo seja marcar lá na frente, mas sim um pouco mais atrás. A LDU tem jogadores rápidos na frente, então usam muito passes em profundidade nas costas da defesa. Se você der espaço e não pressionar a bola, o passe entra. Com isso, pode haver dificuldade porque os jogadores são muito rápidos. O Flamengo entrando concentrado em campo deve vencer, pois é melhor tecnicamente e taticamente e costuma se impor no Maracanã”, conclui.