No último domingo (20), Flamengo e Corinthians empataram por 0 a 0, na Neo Química Arena, em partida de volta das semifinais da Copa do Brasil. Em uma grande atuação tática, o rubro-negro conseguiu driblar a adversidade de ter um jogador a menos e conquistou a vaga na decisão da competição, onde irá duelar com o Atlético-MG, pelo Pentacampeonato.
O jogo:
O duelo era muito aguardado, os clubes das duas torcidas do Brasil prometiam um duelo de tirar o fôlego. Muitos ingredientes apimentaram o confronto antes de a bola rola. No sábado (19), torcedores do Corinthians fizeram um foguetório para atrapalhar a noite de sono dos atletas do Flamengo, momentos antes de a bola rolar, alguns ônibus de torcedores do rubro-negro foram apedrejados, o local destinado aos visitantes quase foi invadido e o clima não era bom.
Falando de campo e bola, a Neo Química Arena estava completamente lotada, e a torcida do Corinthians preparou uma linda festa, com um belo mosaico, o que deixou o clima bem quente para o início do jogo.
Na primeira etapa, o Corinthians tentava tomar as iniciativas, pois precisava do resultado e se lançou para o ataque. O Flamengo com o passar do tempo, conseguiu colocar a bola no chão e controlar mais o jogo com a sua tradicional troca de passes. O rubro-negro até chegou a marcar na cabeçada de Alex Sandro, mas o VAR analisou como impedimento e anulou o gol do jogador do Flamengo.
O rubro-negro seguiu criando, e Arrascaeta conseguiu ganhar de Gustavo Henrique na velocidade, e foi derrubado na entrada da área, os jogadores do Flamengo pediram a expulsão, que não foi dada pela arbitragem. Poucos minutos depois, Bruno Henrique exagerou na dose e acertou uma solada na cabeça de Matheuzinho, que culminou na expulsão do atacante.
Filipe Luís rapidamente agiu, tirando Gabigol e colocando Fabrício Bruno. O treinador fez uma linha de três zagueiros, dando mais liberdade para os laterais avançarem, para tentar jogadas com Gerson e Arrascaeta que eram as peças mais avançadas no ataque, o time conseguiu conter bem as ações do Corithians, indo para o intervalo com o empate.
Na segunda etapa, Filipe Luís colocou Ayrton Lucas no lugar de Alex Sandro, para tentar explorar mais a velocidade pelas laterais, porém o jogador rubro-negro acabou não conseguindo desenvolver o que foi pensado pelo treinador, fazendo com que a ideia não funcionasse. O Corinthians seguia tentando, mas sem gerar muitos sustos para o Flamengo, o rubro-negro ainda perdeu De La Cruz, que sentiu a posterior da coxa e de lugar para Carlos Alcaraz, o argentino até entrou trocando alguns passes, para ajudar a equipe. Arrascaeta muito cansado deu vaga à Gonzalo Plata que teve uma chance, mas acabou não concluindo para o gol.
Na medida que o tempo passava, os torcedores do Flamengo não viam nenhuma ameaça real do Corinthians. O excelente papel tático cumprido pelos jogadores foi fundamental para fazer o time ter a bola e administrar a situação até o apito final, com o resultado, o rubro-negro agora vai encarar o Atlético-MG na grande decisão.
O Flamengo agora terá a semana para recuperar as energias e focar no Brasileirão, o rubro-negro volta a campo no próximo sábado (26), contra o Juventude, às 19h, no Maracanã, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.