O Conselho Deliberativo do Flamengo vota nesta segunda-feira a presença do clube no leilão do Gasômetro. A ideia da diretoria do Rubro-Negro é construir o estádio próprio na região e busca dá continuidade ao projeto com a aprovação dos conselheiros.
Para isto, o clube disponibilizou um arquivo com perguntas e respostas sobre o projeto. Entre os tópicos esclarecidos, encontra-se o valor mínimo de oferta pelo terreno e qual seria a forma de pagamento. O DIÁRIO DO FLA teve acesso com exclusividade a parte do documento. Confira abaixo:
CRF: Aquisição imóvel Gasômetro perguntas e respostas:
1) Qual é o objetivo do leilão anunciado pelo Município do Rio de Janeiro?
O leilão visa a alienação, sob condição suspensiva, do domínio útil do imóvel localizado na Avenida São Cristóvão nº 1.200 (antigo 1.576), Freguesia do Engenho Velho, com uma área de 86.592,30 m².
O imóvel se situa na região do antigo Gasômetro e é contíguo ao imóvel que recentemente a Prefeitura desapropriou para construir o Terminal Intermodal Gentileza, que já se encontra em funcionamento.
A região do antigo Gasômetro foi incorporada, por lei municipal de 2023, à Área de Especial Interesse Urbanístico da Região do Porto, o que significa dizer que é uma região onde a Prefeitura pretende fazer uma série de investimentos em parceria com a iniciativa privada de modo a revitalizar uma área desagradada há décadas.
* Domínio útil é a fração econômica de 83% que o foreiro (títular do direito) tem sobre o Terreno de Marinha. Ao passo que o domínio direto é a fração econômica de 17% que a União Federal tem sobre o Terreno de Marinha (este domínio direto permanece com a União Federal e não é objeto do leilão).
2) O que significa alienação sob condição suspensiva no contexto deste edital?
Significa que a concretização da alienação para o adquirente, via leilão, está condicionada à consolidação da aquisição do domínio útil do imóvel pelo Município, a partir da desapropriação.
3) Qual é o valor mínimo a ser proposto pelo imóvel e como se chegou a tal valor?
O valor mínimo da proposta deverá corresponder ao valor de avaliação do domínio útil do imóvel, que é de R$ 138.195.000,00, conforme Laudo de Avaliação – PGM nº 91/2024, elaborado em 1º de julho de 2024.
Se houver a presença de outros concorrentes no leilão a ser realizado em 31/07/2024, serão apresentados lances verbais, de forma sucessiva e em valores crescentes.
4) Qual é a forma e o prazo para pagamento do valor do imóvel a ser arrematado no leilão?