A torcida do Flamengo esperava pela vitória na 4ª rodada da Libertadores sobre o Unión La Calera (CHI). O triunfo garantiria matematicamente o rubro-negro nas oitavas do torneio, independentemente do que acontecesse no outro confronto da rodada no Grupo G, Vélez Sarsfield (ARG) x LDU (EQU). Em caso de vitória do Fla no Chile, um empate no duelo entre equatorianos e argentinos seria o suficiente para a confirmação da liderança do grupo, com duas rodadas de antecedência.
O empate em 2 a 2 em La Calera entretanto adiou os planos para as rodadas seguintes. Há porém a possibilidade de o Fla garantir a vaga nas oitavas ainda nesta quinta, apesar do tropeço. Para que isso aconteça basta que a LDU derrote o Vélez. Os equatorianos chegariam aos 7 pontos e deixariam os argentinos com 3, sete a menos que os 10 do Fla, com apenas seis em disputa. A tarefa porém não é simples, pois o jogo acontece em Buenos Aires. No Equador, a LDU venceu por 3 a 1.
O Fla faz os dois últimos jogos da fase de grupos em casa. Na próxima quarta-feira às 21h recebe a LDU no Maracanã. E no dia 27 de maio pela última rodada no mesmo local e horários encerra sua participação nesta primeira fase contra o Vélez Sarsfield.