Flamengo e Palmeiras negociam a troca de Gabigol por Dudu. Determinada informação, dada primeiramente pelo site “Ge”, gerou a lembrança de um possível atrito entre o jogador alviverde e o treinador Tite. Ambos trabalharam juntos na Seleção Brasileira, onde viveram polêmicas por conta de convocações.
A partir da temporada de 2015, Dudu começou a assumir grande protagonismo na equipe palmeirense. Contudo, o atacante só teve apenas duas convocações para a Seleção Brasileira, as duas em 2017, com Tite. A primeira foi um amistoso solidário às famílias das vítimas do acidente da Chapecoense entre Brasil e Colômbia. Para o confronto, foram chamados apenas atletas que atuavam no futebol brasileiro. Dudu marcou o gol da vitória.
Dois meses depois, o atacante voltou a ser selecionado por Tite. Desta vez, a Seleção Brasileira enfrentou o Uruguai e Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Porém, diferentemente da outra convocação, Dudu não chegou a entrar em campo nas partidas.
Em 2018, o jogador chegou a ser eleito o melhor jogador da edição do Campeonato Brasileiro. Mas mesmo assim, seguiu de fora da lista. Quando Tite iniciou o segundo ciclo na Seleção, para a Copa de 2022, as expectativas de Dudu renovaram, mas o ídolo palmeirense não voltou a ser chamado.
Declaração da mágoa
Em 2020, durante uma entrevista ao canal Esporte Interativo, Dudu confirmou a insatisfação do tratamento de Tite na Seleção Brasileira.
“Isso é o treinador que tinha que explicar (ausência na Seleção). De 2015 para cá, venho sendo um dos destaques do Brasil, aí sempre chega um jogador que se destaca por dois ou três meses e ganha chance na Seleção, enquanto a gente aqui do Palmeiras não tem. Sei que ele (Tite) tem os jogadores dele, e a prioridade às vezes é chamar os jogadores da Europa. Mas quando convoca alguns do Brasil ele não me convoca. A gente fica triste, mas não tenho esse pensamento de “não ir para a seleção é um desastre”. Às vezes falam que é porque eu não faço muitos gols, mas no ano passado fui artilheiro do time e terminei como o jogador que mais deu assistências no Brasil. De 2015 para cá, estou sempre nas seleções dos campeonatos”, protestou.
Resposta de Tite
Posteriormente, o próprio Tite se retratou com o jogador em entrevista dada à Band, em agosto de 2022. Na ocasião, o treinador foi questionado sobre a ausência de Dudu na Copa do Mundo de 2018.
“A gente tem que se localizar no tempo para fazer a observação. Talvez você esteja certo nas suas observações. Em 2018, eu coloquei que era um processo rápido e talvez não tenha nos dado o devido tempo para que nós déssemos chances e oportunidades. O Dudu veio em duas convocações. E aí é uma questão de escolha. Estou me remetendo no tempo atrás para poder te responder. É um processo que a gente tinha que montar a equipe, estruturar, e talvez não tenha dado as devidas oportunidades que devesse. Talvez, sim, assim como com outros, por esse tempo mais curto”, disse Tite.
Possível troca de Dudu por Gabigol
A troca de Gabigol por Dudu é até o momento a única forma do Palmeiras ter o camisa 99 do Rubro-Negro de forma imediata. Contudo, os clubes entendem que a negociação não é simples. Até o momento, o ídolo palmeirense se recusa a aceitar a troca, mas as conversas continuam. A janela de transferências abre nesta quarta-feira.