A CBF divulgou ainda na noite deste domingo a análise do VAR no polêmico pênalti de Calegari em Bruno Henrique. O lance decidiu a vitória do Flamengo no clássico contra o Fluminense, no Maracanã, pelo Brasileiro. No arquivo divulgado, mostra a conversa do árbitro Rafael Klein, com o VAR, Rodrigo Guarizo, e o auxiliar do VAR, Alberto Masseira.
No dabete sobre o lance, os três árbitros chegaram a conclusão de que não existiu falta do atacante do Flamengo no lateral tricolor em um primeiro contato. Ao desenrolar da jogada, Calegari acaba derrubando Bruno Henrique dentro da área, configurando um pênalti claro. Veja abaixo a análise do VAR:
Guarizo (VAR 1): Tem que ser uma (câmera) alta para ver se esse braço tem um impacto no jogador. Preciso ver se esse contato tem impacto ou não, porque é uma disputa. A bola quica e fica em disputa pelos dois, o branco tenta tomar a frente e desequilibra sozinho, não vejo esse braço com impacto, ok?
Masseira (VAR 2): O branco (Calegari) coloca o braço primeiro no vermelho (Bruno Henrique), depois o vermelho também.
Guarizo (VAR 1): Quando ele perde o tempo da bola, desequilibra, e a bola ia sobrar para o de vermelho com domínio, ok? Aí essa queda acaba calçando o adversário e causando a infração. O pênalti está confirmado.
Masseira (VAR 2): Ele tenta chutar a bola com a perna direita e perde o equilíbrio. Tenta chutar a bola e cai.
Guarizo (VAR 1): É uma disputa por espaço, não tem falta.
Klein (Árbitro): Ok. Está confirmado.
Com o pênalti, Pedro foi o resposável por converter a cobrança e dar a vitória ao Flamengo no Clássico. O resultado manteve a equipe de Tite na liderança do Brasileiro, enquanto o Fluminense seguiu a amargar a lanterna do campeonato.