Destaque do Sheffield United na primeira Premier League da carreira, Vinícius Souza, o Vinição, vive bom momento no futebol europeu. Fora do Flamengo desde 2020, quando foi transferido para o Lommel SK, da Bélgica, o Garoto do Ninho comentou sobre a evolução na carreira.
Em bate-papo com o site “Ge”, o jogador comentou sobre as dificuldades de adaptação na Premier League. Para se destacar na Inglaterra, Vinição aposta no acompanhamento diário de preparador físico, nutricionista e uma equipe de análise de desempenho. Mesmo com o investimento, o Garoto do Ninho destacou a dificuldade de se acostumar com o coletivo.
“Não foi muito fácil (o coletivo), mas eu achei bem tranquilo individualmente. Eu me senti confortável na Premier League. Não senti dificuldade de jogar. Eu me sentia pronto para estar na Premier League. Foi rolando bem naturalmente”, disse o jogador.
Além disso, o volante também entende que a passagem anterior ao Espanyol, da Espanha, em 2023, o ajudou a adaptação ao futebol europeu. Com o clube espanhol, Vinícius Souza jogou apenas uma temporada, o que foi suficiente para chamar atenção do Sheffield United.
“Parecia que eu estava pronto para Premier League, mesmo eu nunca tendo jogado. Eu vinha de um time que jogava defensivamente na La Liga. Quando eu cheguei no Sheffield e eles me mostraram o plano de jogo, eu comecei a focar nisso. Quanto menos toques eu dava na bola era melhor. Eu saia da pressão com um toque. Foram coisas que eu conversei com o pessoal da análise que tinha que melhorar, então quando cheguei na Premier League, eu já estava bem focado. Espero que na próxima temporada aconteça o mesmo”, concluiu.
Números
Na primeira temporada no Campeonato Inglês, Vinição já deixou claro para que veio. Assim, mesmo atuando em um time modesto da liga, o brasileiro conseguiu ser destaque em campo. Foram ao todo 36 jogos disputados na liga, tendo conseguido ser o terceiro jogador com mais número de desarmes (125). Além disso, o Garoto do Ninho esteve entre os oito melhores jogadores em duelos ganhos.