Em partida rodeada de emoção, Flamengo e Athletico-PR empataram em 1 a 1 neste último domingo, na Ligga Arena, pelo Brasileiro. O confronto também foi marcado por polêmicas de arbitragem. Uma delas foi a anulação do gol de Gabigol, aos 23 minutos do segundo tempo. O tento daria a liderança momentânea ao Mais Querido no placar.
Contudo, o atacante foi flagrado em posição irregular pelo VAR. Na manhã desta segunda-feira, após a rodada, a CBF divulgou o áudio da vabine da assistência de vídeo do confronto, liderada pela árbitra Fifa Daiane Muniz (Fifa-SP). Em campo, Anderson Daronco apitava a partida.
“Tem uma primeira situação de impedimento que para mim, ele está legal. Quando cruza, vejo o Gabigol entre o goleiro e o defensor, com um zagueiro atrás”, relatou Daronco.
Logo em seguida, a árbitra demonstra a forma como foi confimado a marcação de impedimento do jogador. Nas imagens do VAR, observamos Gabigol um pouco a frente de Thiago Heleno, zagueiro que poderia dar condição ao camisa 99 no lance.
“O defensor é o número 44. Penúltimo defensor. A referência é a cabeça do defensor. Quero encontrar o ponto de queda da cabeça dele. Agora, vamos no jogador que faz o gol, o número 99. Confirmada a decisão de campo, impedimento”, concluiu o VAR.
Com empate, o Flamengo perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro após o fim da rodada. Isso porque, o Botafogo venceu o Grêmio por 2 a 1 e consequentemente assumiu a ponta da tabela. Agora, o alvinegro está apenas 1 ponto na frente do Mais Querido.