O Flamengo enfrentou o Grêmio nesta quinta-feira (13/06), no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Na primeira partida com os desfalques da Copa América, o Mais Querido ainda perdeu jogadores no primeiro tempo por lesão. Mas, foi justamente na entrada de Luiz Araújo que tudo mudou. O camisa 7 fez dois golaços, garantindo a vitória por 2 a 1. O gol adversário foi no último lance.
A equipe rubro-negra entrou em campo muito desfalcado. O time não teve Varela, Viña, De La Cruz, Arrascaeta e Pulgar. Além deles, o técnico Tite não pôde contar com Ayrton Lucas e Allan, lesionados. Assim, fez uma escalação diferente, com quatro zagueiros de ofício, sendo Léo Pereira de lateral-esquerdo e Léo Ortiz de volante.
Para piorar a situação, com 25 minutos, o Flamengo já tinha feito duas substituições por lesão. Primeiro, Everton Cebolinha sentiu e Bruno Henrique entrou. Depois, Igor Jesus sofreu uma entorse. No lugar dele, Tite botou Luiz Araújo. Assim, Gerson saiu da meia-direita para atuar como segundo volante, enquanto o camisa 7 ficou aberto.
Inicialmente, o Flamengo sentiu. O Grêmio estava pressionando, entrando na área rubro-negra. Mas, após a entrada de Luiz Araújo, o Mais Querido melhorou. A primeira boa chance foi com Léo Ortiz de cabeça, após falta cobrada por Lorran, na qual Rafael fez a defesa. Depois, o camisa 7 apareceu pela primeira vez.
Em jogada rápida, Bruno Henrique recebeu de Lorran e tocou para Luiz Araújo na meia-lua. O ponta dominou e chutou no cantinho, mas a bola explodiu na trave. Pouco depois, ele não perdoou. O camisa 7 conduziu pela esquerda para dentro e chutou de fora da área, sendo um tiro no ângulo, sem chances para o goleiro.
No segundo tempo, o Flamengo voltou muito bem, principalmente explorando a velocidade. Aos 7, Léo Ortiz ganhou da marcação no meio de campo, passou para Lorran, que conduziu e acionou Bruno Henrique na área. O atacante driblou Kannemann e caiu. Inicialmente, o árbitro marcou pênalti. Mas, após revisão no VAR, mudou a decisão.
Três minutos depois, quase veio o segundo. Lorran bateu escanteio na medida e David Luiz cabeceou com força, explodindo no travessão. Então, aos 20, veio o segundo gol. Lorran conduziu da esquerda para dentro e tocou para Pedro na meia-lua. O centroavante acionou Luiz Araújo dentro da área, que dominou e chutou no cantinho, rasteiro, ampliando.
Aos 28, uma grande chance. Em contra-ataque após escanteio do Grêmio, Lorran acionou Luiz Araújo na velocidade pela esquerda. O ponta cruzou, o goleiro não conseguiu afastar e Pedro chegou batendo de primeira, mas Rafael se recuperou e fez a defesa.
Seis minutos depois, uma jogada incrível dos zagueiros improvisados. Léo Ortiz deu lindo passe para Léo Pereira no corredor em velocidade e se atirou para a área. O camisa 4, então, cruzou na medida de volta para Ortiz, que cabeceou com força, por cima do gol. Aos 37, Tite tirou Léo Ortiz e Lorran para as entradas de Evertton Araújo e Victor Hugo.
Na reta final, aos 41, Luiz Araújo tentou o terceiro dele em chute de fora da área, mas acabou mandando por cima. Dois minutos depois, o ponta cruzou na medida para Pedro, que cabeceou na pequena área, baixo, parando em uma defesa espetacular do goleiro adversário. Já aos 50, em escanteio do Grêmio, Kannemann desviou e Edenilson descontou.
Com o resultado, o Flamengo ficou com 17 pontos, na primeira colocação. Na próxima rodada, o Mais Querido encara o Athletico. A partida será no próximo domingo (16/06), às 16h, na Arena da Baixada.