O Flamengo venceu e convenceu no Maracanã a equipe do Corinthians, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Logo após o resultado, na coletiva de imprensa, o treinador Tite falou sobre a importância da vitória e da maneira que foi conquistada. Com o resultado, o Mais Querido assumiu de maneira momentânea a liderança do torneio nacional.
“O resultado do desempenho e do jogo foi compatível. Ou seja, estiveram associados com as oportunidades que nós tivemos, com o número de participações importantes do goleiro adversário e com a precisão da finalização, trouxe a nossa vitória consistente”, disse o treinador.
Além disso, Tite também falou sobre a ascensão e a formação do atleta das categorias das base Lorran, mudança de posição de Gerson, rodízio da equipe, ausência de Arrascaeta, retomada a boa fase da equipe, além de outros assuntos.
Lorran
“O aspecto do Lorran evoluir é da base, da formação de atletas do Ninho. Não é meu. É muito fácil colocar atleta da base do Flamengo para jogar, aí entra no currículo ‘lançou 52 atletas’. O nosso trabalho é prepará-los para ter desempenho ao longo do tempo, mas ele vem da formação, da captação, de todo o trabalho que o Flamengo tem”.
Mudança na posição de Gerson
“Chamam o Gerson de Coringa né, é o apelido dele. É um jogador versátil que pode atuar em até quatro posições. Dito por ele mesmo, na base ele trabalhou muito tempo assim.Quando eu coloquei nesta nova função, ele me disse ‘está tudo no chip aqui dentro’. Então, ele tem a coordenação dos movimentos, de flutuação ou de jogador mais aberto, em amplitude para ter o um contra um”.
Rodízio
“É possível (repetir equipe), nós trabalhamos com um processo metodológico que trocamos dupla de zagueiros, dupla de laterais, e talvez demore um pouco mais para atingir o melhor nível. Mas é aquilo que entendemos que para o grupo é o melhor. Para que quando a gente chegue nos momentos finais temos todos os atletas na sua melhor condição”.
Ausência de Arrascaeta
“Existem lesões. O Arrasca estava com muita vontade de jogar. Agora é fácil falar, o menino (Lorran) jogou muito, fez gol, em um momento muito difícil, de muita instabilidade. Ao poucos vamos retomar a estabilidade”.
Retomada a boa fase
“Se apresentou é porque tem (bom futebol). Momentos de retoma acontecem. Em nenhum título da minha carreira a campanha foi linear, lá no alto. Sempre tem uma fase de oscilação, para que a equipe se fortaleça a cada adversidade”.
Pressão
“A cada dia que eu passo no Flamengo é um dia a menos que vou estar aqui. Mas quero fazer este trabalho de uma forma muito digna e muito correta. Como tem sido o nosso dia a dia. O Bruno Spindel tem sido uma pessoa muito próxima. A gente sabe que essas exposições acontecem, desde que elas sejam dentro dos limites do respeito. Passei esses dias focado no meu trabalho com os atletas, comissão, diretoria, minha esposa e família. É isso que me fortalece”.