O Flamengo fechou mais um acordo milionário para enriquecer os cofres do clube. De acordo com a consultoria Market and Markets, o setor de gerenciamento de ativos digitais deve alcançar US$ 8 bilhões até 2027. Parte dessa projeção é derivada de casos como o do Flamengo, que firmou o terceiro ano de parceria com a Yapoli, empresa referência no mercado de DAM (Digital Asset Management) no Brasil
O investimento é tratado com empresa Yapoli, responsável por gerenciar mais de 520 mil documentos, imagens e vídeos da história do Rubro-Negro. Desta forma, o novo acordo busca controlar e monetizar o material na internet.
A ideia é automatizar o acervo da história do clube e vender ativos para plataformas como Getty Images, Shutterstock, sites de streaming, entre outros. Com o novo acordo, todo esse trâmite será feito através da empresa Yapoli.
Na prática, a nova parceira do clube possui um hub que controla a geração de conteúdos na internet. Com isso, fornece diretrizes de privacidade, centraliza demandas de fotógrafos e de patrocinadores. Desta forma, o Flamengo passaria a monetizar o passado e também o futuro do clube.
De acordo com a consultoria de marketing esportivo, Sports Value, o Barcelona adquiriu um acordo semelhante recentemente. Os catalães criaram uma divisão de multimídia que gerou grande retorno financeiro.