Após a derrota para o Atlético-MG em casa, aniquilando as chances do título Brasileiro, a desastrosa temporada do Flamengo acabou. Agora, resta à diretoria e comissão técnica planejar 2024. Para isso, uma reformulação precisa acontecer no elenco rubro-negro.
Para voltar aos caminho das glórias, é preciso analisar bem os vários erros que aconteceram em 2023. Dessa vez, pelo menos, o Flamengo vai manter o técnico que terminou a temporada Para a seguinte. Assim, dá para montar o elenco com jogadores que cumpram bem o estilo do treinador.
Muitos jogadores devem sair do Flamengo. Mas, nesse momento, as únicas saídas certas são as de Rodrigo Caio e Filipe Luís. Não dá para precisar quantas reposições o time vai necessitar. Mas, neste momento, dá para afirmar que o rubro-negro tem que contratar, no mínimo, sete reforços. Três para serem titulares.
As duas posições mais importantes que o Flamengo precisa contratar são as laterais. A esquerda e, principalmente, a direita necessitam de um jogador de alto nível, para chegar e ser titular absoluto.
Um dos grandes diferenciais do Flamengo de 2019 era justamente que as laterais tinham um nível absurdamente alto, com Rafinha e Filipe Luís. Atualmente, nenhum dos que estão no elenco chegam próximo dos dois. É algo que o rubro-negro precisa corrigir com urgência.
Ainda no setor defensivo, seria muito importante a chegada de pelo menos um zagueiro de altíssimo nível. Dos que estão no elenco atualmente, apenas Fabrício Bruno e Léo Pereira merecem permanecer no Flamengo, mas não mais com status de “absolutos” no time titular. Ideal, caso eles permaneçam, é a chegada de mais dois.
Do meio para a frente o Flamengo está mais bem abastecido. Ainda assim, é necessária a chegada de mais atletas. Um primeiro volante de alto nível é fundamental, para poder se desfazer de Thiago Maia. Outro segundo volante também é de suma importância, pois nem todo confronto o Gerson é o ideal para a posição. Assim, ficaria com Pulgar, Allan, Gerson e mais dois.
No setor ofensivo, o Flamengo precisa com urgência de um meia-armador para revezar com Arrascaeta. As demais posições estão com bons nomes, sendo Cebolinha e Bruno Henrique na ponta-esquerda, Luiz Araújo e Matheus Gonçalves na direita, Pedro e Gabigol de centroavante.
Ou seja, em 2024, o Flamengo precisa de, pelo menos: um lateral-direito, um lateral-esquerdo, dois zagueiros, um primeiro volante, um segundo volante e um meia-armador.