A Seleção Panamericana de futebol do Brasil sagrou-se campeã do torneio ao enfrentar o Chile na final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, realizada no último sábado (4). Após empate no tempo normal, por 1×1, o Brasil venceu as penalidades. A equipe, comandada por Ramon Menezes, alcançou a partida decisiva após vencer o México nas semifinais da competição, garantindo assim uma medalha.
A vitória do Brasil foi conquistada nas penalidades, após um jogo desafiador contra os rivais sul-americanos. Apesar de iniciar a partida com desvantagem no placar, a equipe brasileira conseguiu empatar no final do jogo e assegurou a medalha nas cobranças de pênaltis. Igor Jesus, meia do Flamengo, foi titular durante toda a competição e retorna ao clube com a sua medalha de ouro. Outro destaque ficou por conta do goleiro Mycael, que não apenas defendeu uma das cobranças, mas também marcou um dos gols decisivos na disputa por pênaltis.
Essa foi a quarta medalha de ouro do Brasil na história da competição, que é disputada desde 1951. O país se estabelece como o principal campeão da modalidade, já tendo conquistado o ouro em edições anteriores, como em 2003, 2007 e 2015.