A situação do Flamengo na final da Copa do Brasil é desafiadora, já que, historicamente, times que perderam o jogo de ida da decisão em casa raramente conseguiram reverter o resultado na partida de volta. Isso ocorreu em apenas duas ocasiões na história da competição:
A primeira foi em 2016, quando o Atlético-MG perdeu em casa o primeiro jogo da final contra o Grêmio por 3 a 1. Na partida de volta, o Grêmio garantiu o título ao empatar por 1 a 1. A segunda foi em 2020, onde o Palmeiras abriu vantagem contra o Grêmio ao vencer o jogo de ida por 1 a 0, realizado em Porto Alegre. Na volta, o Palmeiras assegurou o título com uma vitória por 2 a 0 no Allianz Parque.
Portanto, o Flamengo enfrenta um desafio histórico ao tentar reverter a desvantagem na final da Copa do Brasil contra o São Paulo. A equipe carioca precisa vencer o São Paulo por uma margem de dois gols na partida de volta para conquistar o título nos 90 minutos. Se vencer por apenas um gol de diferença, a decisão será definida nos pênaltis.